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dc.contributor.advisorCOSTA, Anita Aline Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorMENEZES, Joselene Estácio Dept_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:55Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:55Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/2016-
dc.descriptionCENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO INVESTIGA A RELAÇÃO ENTRE A POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE E A SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL, BEM COMO O SIGNIFICADO QUE ISTO ASSUME PARA O ALUNO DO CEFET-AL, TENDO COMO ELEMENTO MEDIADOR O PROGRAMA BOLSA DE TRABALHO. ESTE TEM COMO OBJETIVO PROPICIAR MEIOS AO ALUNO QUE POSSAM CUSTEAR SUA VIDA ESCOLAR E CONTRIBUIR PARA O SEU DESENVOLVIMENTO SÓCIO-EDUCACIONAL. O ESTUDO APRESENTA UMA CONTEXTUALIZAÇÃO E ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO E ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL, ATUALMENTE DETERMINADA PELOS IMPACTOS DAS MUDANÇAS ESTRUTURAIS ATRAVÉS DAS ORIENTAÇÕES MERCADOLÓGICAS DE ACUMULAÇÃO DO CAPITAL, LEVANDO A POPULAÇÃO A UMA CRESCENTE EXCLUSÃO SOCIAL. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, UTILIZAMOS ELEMENTOS EMPÍRICOS ATRAVÉS DAS ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA. O LEVANTAMENTO DOS DADOS QUANTITATIVOS FOI REALIZADO ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO, APLICADO A 115 BOLSISTAS DE TRABALHO O QUAL VIABILIZOU O PERFIL SOCIOECONÔMICO DA POPULAÇÃO PESQUISADA. A ABORDAGEM QUALITATIVA POSSIBILITOU MAIOR APROFUNDAMENTO NA ANÁLISE DOS DADOS, ONDE FORAM ENTREVISTADOS 08 BOLSISTAS COM MAIS DE UM ANO NO PROGRAMA E CURSANDO AS DIFERENTES MODALIDADES DE ENSINO. NO REFERIDO ESTUDO FICOU EVIDENCIADO QUE O PROCESSO DE DESMONTE DAS POLÍTICAS SOCIAIS, TEM IMPOSSIBILITADO A EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE, EMBORA SE RECONHEÇA QUE, ARTICULADA AO PROCESSO EDUCATIVO, POSSIBILITE MEIOS DE INCLUSÃO SOCIAL E DE EXERCÍCIO DE CIDADANIA, CONTRIBUINDO PARA QUE O ALUNO SEJA INSERIDO NÃO SÓ NO ESPAÇO ESTUDANTIL, MAS ARTICULADO AOS SEGMENTOS POLÍTICO, SOCIAL E CULTURAL.pt_BR
dc.format.extent340976 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.subjectPOLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTEpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - os jovens alunos do ensino técnicopt_BR
dc.titleA POLITICA DE ASSISTENCIA AO ESTUDANTE: A BOLSA DE TRABALHO COMO INSTRUMENTO DE DIREITO PARA FORMAÇÃO DO ALUNO DO CEFET- ALpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Escola e Trabalho

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