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dc.contributor.advisorAGUIAR, Wanda Maria Junqueira Dept_BR
dc.contributor.authorALFREDO, Raquel Antoniopt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:50Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:50Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1993-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractEmpreendemos este trabalho com o fito de produzir aproximações explicativas a respeito do processo de constituição dos sentidos e significados sobre espaços, momentos e situações entendidos como constitutivos da atividade escolha, na escola, mais especificamente, a respeito daqueles que se constituem como possíveis determinantes da escolha profissional. Para tanto, empreendemo-lo, por meio da mediação dos pressupostos teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético, via psicologia sócio-histórica. Ao adotarmos, como referencial teórico-metodológico, a psicologia sócio-histórica, nos comprometemos com um determinado modo de investigar, registrar e por fim de analisar as informações produzidas nesse percurso. Modo este que nos levou, necessariamente, a trabalhar com categorias peculiares, tais como: Trabalho, mediação, alienação, necessidade, motivo, sentidos e significados. Assim, ancorados nos pressupostos produzidos por Vigotski, pudemos concretizar a pesquisa como via explicativa e não descritiva, podendo então, encaminhar nossos estudos para além da aparência do fenômeno estudado, considerando sua essência, isto é, seus traços essenciais (aspectos individuais, particulares e universais). Nessas condições, o presente estudo se deu em escola de ensino público, no desenvolvimento de um programa de orientação profissional com duas turmas de 3º ano de Ensino Médio. Na concretização do programa pudemos selecionar uma aluna, para então, iniciar um percurso de interlocução, através de entrevistas semi-dirigidas. Assim, pudemos focalizar a escolha como atividade (movimento da subjetividade objetivada em ação), em determinado contexto sócio-histórico e analisá-la como fenômeno imbricado com a realidade social. No processo de análise, mais precisamente, nos momentos conclusivos deste percurso, significou-se nos a preponderância da constituição de sentidos e significados sobre a escolha em geral, em detrimento dos relacionados especificamente, com a escolha profissional. Inferimos que, uma das possibilidades explicativas, sobre tal preponderância pode ser a não sistematização pedagógica de conteúdos relacionados com temas que contemplem o mundo do trabalho, das ocupações e das profissões, para além da espontaneidade casuística.pt_BR
dc.format.extent1441608 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectESCOLHA PROFISSIONALpt_BR
dc.subjectSENTIDOS E SIGNIFICADOSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, ESCOLA E TRABALHOpt_BR
dc.subject.otherESCOLA E TRABALHO - escola e trabalho sob a perspectiva dos jovenspt_BR
dc.titleAproximações explicativas a partir da análise de sentidos e significados constituídos em espaços/momentos/situações de escolha na escolapt_BR
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