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dc.contributor.advisorFISCHER, Rosa Maria Buenopt_BR
dc.contributor.authorVITELLI, Celsopt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:37:09Z-
dc.date.available2009-03-14T18:37:09Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1991-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO TRATA DAS TRANSFORMAÇÕES CONTEMPORÂNEAS QUE VÊM PRODUZINDO DIFERENTES VISÕES DE IMPORTANTES CONCEITOS, DENTRE OS QUAIS DESTACO OS DE IDENTIDADE, CULTURA, CONSUMO, ESTÉTICA, ADOLESCÊNCIA E ARTE. FAZ-SE A ABORDAGEM DESSES CONCEITOS, RELACIONADOS ENTRE SI, TENDO COMO CENTRO DA DISCUSSÃO O ADOLESCENTE. O ESTUDO PROCURA TRAZER O COTIDIANO ADOLESCENTE PARA O CENTRO DA CENA, VALORIZANDO TODA AÇÃO E FALA, COMO POSSÍVEIS DE INVESTIGAÇÃO DA ADOLESCÊNCIA, CONSIDERANDO A VELOCIDADE DAS MUDANÇAS QUE MARCAM O TEMPO E O ESPAÇO PRESENTES. PARA REALIZAR A ANÁLISE DOS DADOS COLHIDOS ATRAVÉS DOS 280 QUESTIONÁRIOS ESCRITOS E 6 ENTREVISTAS LIVRES COM ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS, DE CLASSE MÉDIA E ALTA, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO DE PORTO ALEGRE, UTILIZEI-ME PRINCIPALMENTE DA PERSPECTIVA TEÓRICA DE JEAN BAUDRILLARD, NÉSTOR CANCLINI E STUART EWEN. DESTA FORMA, OS CONCEITOS DE CULTURA, DE CIDADANIA, CONSUMO, ESTÉTICA E ARTE SÃO ABORDADOS, DISCUTIDOS E REVISTOS NO INTERIOR DAS ANÁLISES DOS DEPOIMENTOS. DENTRO DE UMA ABORDAGEM CONTEMPORÂNEA, ESTE ESTUDO APONTA PARA A PRESENÇA DAS DIFERENTES IDENTIDADES CONSTITUÍDAS EM RELAÇÃO A ESTE PÚBLICO ESPECÍFICO, E QUE VÊM SE ALTERANDO E FORMANDO CONFORME O SURGIMENTO DE NOVAS "TRIBOS". A INVESTIGAÇÃO REVELOU UM COTIDIANO SOCIAL, NO QUAL A ADOLESCÊNCIA É CELEBRADA EM NOSSA CULTURA, AO MESMO TEMPO EM QUE É INTERPELADA POR UMA SOCIEDADE FORTEMENTE VOLTADA PARA O CONSUMO, O QUE INTERFERE NA CONCEPÇÃO DE VALORES SOCIAIS E CULTURAIS, PRODUZIDOS E REPRODUZIDOS CONSTANTEMENTE. ESTÃO PRESENTES TAMBÉM, NO CAMINHO INVESTIGATIVO DESTA PESQUISA, DISCUSSÕES SOBRE O ENSINO DE ARTE NA CONTEMPORANEIDADE, TENDO COMO REFERÊNCIA PRINCIPAL OS DEPOIMENTOS DOS/DAS ADOLESCENTES. OS VALORES SOCIAIS SÃO DISCUTIDOS SOB UMA ÓTICA QUE, DIRETA OU INDIRETAMENTE, TAMBÉM INFLUENCIA A FORMAÇÃO DO JOVEM ADOLESCENTE, ALTERA E PROPÕE CONCEPÇÕES DE GOSTO, CONSUMO E ESTÉTICA, BEM COMO A VALORIZAÇÃO DO ENSINO DE ARTE NA ESCOLA. TAIS CONCEPÇÕES PERMITEM UMA AMPLA REVISÃO DO ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO.pt_BR
dc.format.extent3084590 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectIDENTIDADEpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectCONSUMOpt_BR
dc.subjectESTÉTICApt_BR
dc.subjectCOTIDIANOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE, LAZER, CONSUMO E SOCIABILIDADEpt_BR
dc.titleESTAÇÃO ADOLESCÊNCIA : IDENTIDADES NA ESTÉTICA DO CONSUMOpt_BR
Appears in Collections:Juventude, Lazer, Consumo e Sociabilidade

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