Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1954
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCICILLINI, Graça Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorSANTOS, Antônio Neto Ferreira Dospt_BR
dc.coverage.spatialMGpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.available2009-03-14T18:36:14Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1954-
dc.descriptionUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
dc.description.abstractPRETENDEMOS COM ESTA PESQUISA, COMPREENDER AS CONCEPÇÕES DE AMBIENTE FORMULADAS POR ALUNOS DAS 8ª SÉRIES DE 2004, DO ENSINO FUNDAMENTAL, QUE PARTICIPARAM DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA 5ª, 6ª E 7ª SÉRIES, TENDO COMO REFERÊNCIA À TECNOLOGIA HIDROPÔNICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE UBERLÂNDIA-MG. COLETAMOS OS DADOS, JUNTOS AOS ALUNOS, POR MEIO DA PRODUÇÃO DE TEXTOS E ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS PARA INVESTIGAR, COMO ELES PASSARAM A CONCEBER O AMBIENTE. A TECNOLOGIA HIDROPÔNICA FOI UTILIZADA EM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E TÉCNICAS AGRÍCOLAS, POR ACREDITARMOS SER POSSÍVEL AMPLIAR A CONCEPÇÃO DO ALUNO SOBRE O CONCEITO DE AMBIENTE, PARA ALÉM DO CONTEXTO NATURAL. ENTENDEMOS QUE, PERANTE AS NOVAS EXIGÊNCIAS DE UMA SOCIEDADE TECNOLÓGICA, TORNA-SE NECESSÁRIO QUE A ESCOLA OFEREÇA AOS ALUNOS CONDIÇÕES PARA ELABORAR CONHECIMENTOS, DESENVOLVER HABILIDADES E APERFEIÇOAR ATITUDES QUE PERMITAM OBSERVAR, COMPREENDER E SOBRETUDO ANALISAR AS MODIFICAÇÕES DESSA SOCIEDADE EM INTERAÇÃO COM OS PROBLEMAS E SOLUÇÕES SOCIOAMBIENTAIS. NO INÍCIO DESSAS ATIVIDADES, A MAIORIA DOS ALUNOS, AO SER ARGÜIDA, REVELAVA UMA CONCEPÇÃO DE AMBIENTE NATURALISTA. DETECTAMOS COM A ANÁLISE DOS DADOS, QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS PARTICIPANTES DA PESQUISA EMITIU OPINIÕES QUE PODEM SER CLASSIFICADAS COMO CONCEPÇÃO PARTICIPATIVA DO HOMEM NA CONSTRUÇÃO/TRANSFORMAÇÃO DO AMBIENTE, NUMA VISÃO INTEGRADORA ENTRE OS ELEMENTOS NATURAIS E SOCIAIS.pt_BR
dc.format.extent1235893 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AMBIENTALpt_BR
dc.subjectHIDROPONIA E ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E MEIO AMBIENTEpt_BR
dc.titleA TECNOLOGIA HIDROPÔNICA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DE CONCEPÇÕES DE AMBIENTEpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Meio Ambiente

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools