Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1809
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIEIRA, Péricles Sarembapt_BR
dc.contributor.authorDAMIANI, Fernanda Eloisapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:29Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:29Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1809-
dc.descriptionCENTRALpt_BR
dc.description.abstractA CONSTATAÇÃO EMPÍRICA DA EXISTÊNCIA DE UM ELEVADO NÚMERO DE ADOLESCENTES GRÁVIDAS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA CIDADE DE PASSO FUNDO - RS, O SOFRIMENTO DECORRENTE DESSA SITUAÇÃO PARA ELAS MESMAS, PARA OS FAMILIARES, BEM COMO PARA OS PROFESSORES CUJA FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARECE INSUFICIENTE PARA CAPACITÁ-LOS A LIDAR COM O "PROBLEMA", DESAFIAM A INVESTIGAR O TEMA E A SE CONSTRUIR ALTERNATIVAS DE SOLUÇÃO. A PESQUISA, REALIZADA COM QUINZE ADOLESCENTES GRÁVIDAS E DEZ DOCENTES DE CINCO ESCOLAS PÚBLICAS E UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DE PASSO FUNDO, RS, INVESTIGOU A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFISSIONAIS E SUAS COMPETÊNCIAS PARA LIDAR COM AS QUESTÕES RELACIONADAS À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA. EM RAZÃO DE ESSA PESQUISA LEVAR EM CONSIDERAÇÃO A SUBJETIVIDADE, BUSCANDO COMPREENDER A PERCEPÇÃO, AS AÇÕES DOS SUJEITOS ENVOLVIDOS E AS FALAS SITUADAS NO CONTEXTO DE SUA PRODUÇÃO, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ENTREVISTAS, GRAVAÇÕES, SEGUINDO O MÉTODO "ANÁLISE TEMÁTICA" ANUNCIADO POR MINAYO (1994). REALIZOU-SE UMA RELEITURA DAS ENTREVISTAS PRODUZIDAS, DEFININDO A CONSTITUIÇÃO DO CORPUS DA DISSERTAÇÃO, PASSANDO-SE, APÓS, À FASE DE REEXPLORAÇÃO DO MATERIAL, COM A ESPECIFICAÇÃO DOS TEMAS E INTERPRETAÇÃO DOS MESMOS. IDENTIFICOU-SE, APÓS A PESQUISA, QUE, ALÉM DA FAMÍLIA, O DOCENTE É TIDO COMO PRINCIPAL REFERÊNCIA DE ORIENTAÇÃO DAS ADOLESCENTES GESTANTES. APESAR DISSO, A MAIORIA DOS DOCENTES REVELA DIFICULDADES EM TERMOS DE COMPETÊNCIAS, PARA ORIENTÁ-LAS EM DETERMINADAS SITUAÇÕES, ANUNCIANDO A NECESSIDADE DE ADQUIRIR E DESENVOLVER MAIORES COMPETÊNCIAS PARA O EXERCÍCIO DA PRÁXIS PEDAGÓGICA.pt_BR
dc.format.extent710979 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectFORMAÇÃO CONTINUADApt_BR
dc.subjectCOMPETÊNCIA PROFISSIONALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - parentalidade juvenilpt_BR
dc.titleGRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: PRÁTICA PEDAGÓGICA E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAISpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf694.32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools