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dc.contributor.advisorPAIVA, José Maria Dept_BR
dc.contributor.authorFOSSA, Angela Marciapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:24Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:24Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1784-
dc.descriptionTAQUARAL/UNIMEP; INEPpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO PRETENDE CONHECER COMO OS ADOLESCENTES, ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA, PERCEBEM A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA, E CONTRIBUIR PARA A DESMISTIFICAÇÃO DO ADOLESCENTE COMO "PROBLEMA" E DA SEXUALIDADE COMO "TABU". INICIALMENTE RESGATAMOS OS CONCEITOS DE ADOLESCÊNCIA, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO SEXUAL. APRESENTAMOS OS DEPOIMENTOS, OBTIDOS DE GRUPOS FOCAIS DE ADOLESCENTES, E ANALISAMOS COM ÊNFASE NOS SEGUINTES ASPECTOS: SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO SEXUAL E EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA. A SEXUALIDADE APARECE COMO UMA CARACTERÍSTICA IMPORTANTE NA IDENTIDADE ADOLESCENTE. OS ENTREVISTADOS RECONHECEM QUE HÁ DIFERENÇAS ENTRE SEXO E SEXUALIDADE E CONSTATAMOS QUE ELES TRAZEM O DESEJO DE ROMPER COM A DISCUSSÃO DE SEXUALIDADE LIMITADA E REDUZIDA À GENITALIDADE, À REPRODUÇÃO E AO MEDO DE CONTRAIR AS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. CONSIDERAM A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA COMO A OPORTUNIDADE DE OS ADOLESCENTES RECEBEREM INFORMAÇÕES E DISCUTIREM ASSUNTOS QUE GERALMENTE NÃO SÃO TRATADOS NA FAMÍLIA, TAIS COMO RELACIONAMENTO, AMOR, NAMORO, PRAZER, HOMOSSEXUALISMO, ABORTO, MASTURBAÇÃO. ELES TRAZEM MUITAS INFORMAÇÕES PRECONCEITUOSAS SOBRE SEXUALIDADE. A EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA É DESCRITA E LEMBRADA COMO UMA ATIVIDADE OCASIONAL, SEM CONTINUIDADE, MOTIVADA PELAS PERGUNTAS DOS ALUNOS E INTERESSE DE ALGUNS PROFESSORES; PARECE ESTAR ANCORADA NUMA VISÃO BIOLÓGICO-REPRODUTIVA, ESTANDO AUSENTES AS REFLEXÕES DE SEXUALIDADE COMO NECESSIDADE HUMANA, MODULADA POR VALORES SUBJETIVOS E INDIVIDUAIS, DE CUNHO RELIGIOSO, CULTURAL, HISTÓRICO E SOCIAL. DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO NA EDUCAÇÃO SEXUAL E DA ELABORAÇÃO CONJUNTA DAS ATIVIDADES, DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E DA AVALIAÇÃO DAS INTERVENÇÕES COM OS ALUNOS. A ESCOLA É UMA MEDIADORA PRIVILEGIADA NA DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE JUNTO AOS ADOLESCENTES, SEM SUBSTITUIR A FAMÍLIA, MAS ASSUMINDO O SEU PAPEL NA TAREFA DE EDUCAR PARA A VIDA, INCLUINDO ASPECTOS RELACIONADOS À AFETIVIDADE, GÊNERO, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA, EXPLORAÇÃO E ABUSO SEXUAL, COM A FINALIDADE DE DESENVOLVER E FORTALECER O SENSO CRÍTICO NO COTIDIANO, RESGATANDO A AUTO-ESTIMA E A CAPACIDADE DE AÇÃO PARA TRANSFORMAÇÃO DESTA SOCIEDADE. A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES ABRE ESPAÇO PARA INCORPORAR A DISCUSSÃO DA SEXUALIDADE, A COMPREENSÃO DESTA COMO DIMENSÃO HUMANA E INSTRUMENTALIZA OS EDUCADORES PARA TRABALHAR AS CONCEPÇÕES E AS TRANSFORMAÇÕES DA SEXUALIDADE AO LONGO DA VIDA. A PARCERIA COM A FAMÍLIA, COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE E OUTRAS INSTITUIÇÕES, É FONTE POTENCIAL DE CONTRIBUIÇÕES PARA O TRABALHO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA.pt_BR
dc.format.extent516641 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO SEXUALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO ESCOLARpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - educação sexualpt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA: UM ESTUDO JUNTO A ADOLESCENTESpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

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