Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFERREIRA, Márcia Ondina Vieirapt_BR
dc.contributor.authorMELLO, Jenice Tasqueto Dept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:32:12Z-
dc.date.available2009-03-14T18:32:12Z-
dc.date.issued2000pt_BR
dc.date.submitted2000pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1727-
dc.descriptionFACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA PESQUISA TEM POR FINALIDADE INVESTIGAR DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS SEXUALIDADES. A METODOLOGIA EMPREGADA PARA VIABILIZAR O TRABALHO BASEOU-SE EM UMA PESQUISA-AÇÃO, REALIZADA NO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE PELOTAS, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. A INVESTIGADORA, PROFESSORA DE BIOLOGIA DA REFERIDA INSTITUIÇÃO, PROPÕE DEBATES SOBRE DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS, COMO, POR EXEMPLO, A SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA, SOBRE PROBLEMAS COMO A GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA, BEM COMO SOBRE A QUESTÃO DA FORMAÇÃO DAS IDENTIDADES SEXUAIS DOS SUJEITOS, DESENVOLVENDO PRINCIPALMENTE OFICINAS DE ESTUDOS. ESTAS OFICINAS FORAM REALIZADAS COM DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES, UM CONSTITUÍDO POR MENINAS ADOLESCENTES ENTRE 14, 15 ANOS E OUTRO POR HOMENS ADULTOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 25 AOS 46 ANOS, AMBOS CURSANDO A PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ EMBASADO EM AUTORES QUE DEBATEM A QUESTÃO DA SEXUALIDADE NUMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA, TAIS COMO GUACIRA LOPES LOURO, JEFFREY WEEKS, RICHARD PARKER, DEBORA BRITZMAN, DENTRE OUTROS. A ANÁLISE PARTIU DA CONSTATAÇÃO DE QUE O UNIVERSO DOS DOIS GRUPOS DE ESTUDANTES INVESTIGADOS É PERMEADO PRINCIPALMENTE PELOS APARATOS TECNOLÓGICOS INERENTES À GLOBALIZAÇÃO (FILMES, JORNAIS, REVISTAS, MÍDIA, ETC.), QUE TENDEM A CONSTITUIR O OLHAR SOBRE O CORPO E A SEXUALIDADE. AS CATEGORIAS TEÓRICAS LEVANTADAS E ANALISADAS FORAM: ORIENTAÇÃO SEXUAL, IDENTIDADE SEXUAL E PREFERÊNCIA SEXUAL. CONCLUIU-SE QUE OS SUJEITOS SÃO PARTICIPANTES ATIVOS NA CONSTRUÇÃO DE SUAS IDENTIDADES, SENDO NECESSÁRIO VIVER E/OU CONVIVER COM AS PARADOXOS, POIS AS IDENTIDADES CONSTANTEMENTE ESTÃO SE CONSTITUINDO, EVIDENCIANDO PLURALIDADE, INCOERÊNCIA E CONTRADIÇÕES NESTE PROCESSO.pt_BR
dc.format.extent1175134 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTASpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectCURRÍCULO ESCOLARpt_BR
dc.subjectSEXUALIDADEpt_BR
dc.subjectAIDSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS, SEXUALIDADE E GÊNEROpt_BR
dc.subject.otherGÊNERO - DSTs/AIDSpt_BR
dc.titleEM ÉPOCA DE AIDS: CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A RESPEITO DAS SEXUALIDADESpt_BR
Appears in Collections:Jovens, Sexualidade e Gênero

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools