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dc.contributor.advisorSAES, Décio Azevedo Marques Dept_BR
dc.contributor.authorVALERIANO, Sandra Maria Dos Santospt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:32Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:32Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1722-
dc.descriptionDR. JALMAR BOWDENpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO CONHECER, DISCUTIR E ANALISAR AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS INSERIDOS NOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES PARA NEGROS E CARENTES DA ONG EDUCAFRO, BEM COMO A INSERÇÃO DESSES JOVENS NO ENSINO SUPERIOR E NO MERCADO DE TRABALHO, CONSIDERANDO OS MECANISMOS DE INCLUSÃO E EXCLUSÃO DOS NEGROS NO SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO.DENTRE MUITOS ESTUDOS IMPORTANTES, QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO NEGRO NO SISTEMA EDUCACIONAL, GOSTARÍAMOS DE DESTACAR OS MOVIMENTOS SOCIAIS, DE EDUCAÇÃO E CIDADANIA, A DISSERTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES, APRESENTADA AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO, COMO REQUISITO PARCIAL À OBTENÇÃO DO TÍTULO DE MESTRE DE ALEXANDRE DO NASCIMENTO . UERJ . UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, EM 1999 E A DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DE CRISTIANE MARIA RIBEIRO SOB O TÍTULO ANTI-RACISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DAS LIDERANÇAS NEGRAS DE UBERLÂNDIA EM 2000. A LEITURA DESSAS OBRAS FOI ESSENCIAL PARA O ENCAMINHAMENTO DOS ESTUDOS QUE INTEGRAM ESTE TRABALHO, UMA VEZ QUE ARGUMENTAM SOBRE A DÍVIDA SOCIAL QUE O BRASIL TEM COM OS AFRO-DESCENDENTES NO SISTEMA EDUCACIONAL. DESTACAMOS TAMBÉM O PROFESSOR, ESCRITOR E ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS, O HISTORIADOR NEGRO NASCIDO NOS EUA, JOHN HOPE FRANKLIN DECLARA QUE AS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS FORAM APLICADAS DESDE A DÉCADA DE SESSENTA. ESSAS POLÍTICAS PRETENDIAM OFERECER AOS AFRO-AMERICANOS A CHANCE DE PARTICIPAR DAS MUDANÇAS SOCIAIS. DE MODO QUE AS UNIVERSIDADES FORAM OBRIGADAS A IMPLANTAR POLÍTICAS DE COTAS E TAMBÉM IMPLANTAR PROCEDIMENTOS QUE FOSSEM FAVORÁVEIS À POPULAÇÃO NEGRA. NO BRASIL, ESSA LUTA ESTÁ SENDO ORGANIZADA PELA ONG EDUCAFRO QUE VEM DESENVOLVENDO HÁ ALGUNS ANOS MECANISMOS DE INCLUSÃO SOCIAL, JUSTIFICANDO-OS POR MEIO DA NECESSIDADE DE COMPENSAR OS NEGROS PELA DISCRIMINAÇÃO SOFRIDA NO PASSADO, BENEFICIANDO DE ALGUMA FORMA ESSA PORCENTAGEM DA POPULAÇÃO BRASILEIRA. NO DECORRER DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, ENCONTRAMOS, POR MEIO DAS DIVERSAS OBRAS CONSULTADAS, UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS AUTORES COM A QUESTÃO DAS AÇÕES AFIRMATIVAS COMO MEIO DE COMPENSAR A POPULAÇÃO NEGRA, APESAR DA RESISTÊNCIA POR PARTE DAQUELES QUE TEMEM O PROGRESSO SOCIAL DOS NEGROS, NO ENTANTO, PESQUISAS RECENTES INDICAM CAMINHOS PARA REVERTER ESSE QUADRO NEGATIVO. DIANTE DESSA REALIDADE, FICA O GRANDE DESAFIO: O QUE MOTIVA E QUAIS SÃO AS METAS DOS PROFESSORES QUE MINISTRAM VOLUNTARIAMENTE AULAS NOS CURSINHOS COMUNITÁRIOS? O QUE ALMEJAM OS ALUNOS COM O SEU ACESSO NO ENSINO SUPERIOR? A PESQUISA CONFIRMOU QUE OS ALUNOS DO NÚCLEO ESTUDADO BUSCAM NA ONG EDUCAFRO UMA FORMA ALTERNATIVA DE INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR E, QUE ESSA INSERÇÃO OS MOTIVA E OS INSPIRA NO VISLUMBRE DE SE COLOCAREM TAMBÉM NO MERCADO DE TRABALHO. VALE RESSALTAR QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO TEM A PRETENSÃO DE ESGOTAR O ASSUNTO, MAS DE ABRIR ESPAÇOS PARA NOVOS QUESTIONAMENTOS.pt_BR
dc.format.extent530182 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectCIDADANIApt_BR
dc.subjectINCLUSÃOpt_BR
dc.subjectAÇÃO AFIRMATIVApt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - Trajetóriaspt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO CIDADÃ - UMA ANÁLISE SOBRE AS MOTIVAÇÕES E ASPIRAÇÕES DOS ALUNOS DA EDUCAFRO - UM ESTUDO DE IDEOLOGIApt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

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