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dc.contributor.advisorTHOMAZ, Omar Ribeiropt_BR
dc.contributor.authorSOUZA, Fabiana Mendes Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:31:28Z-
dc.date.available2009-03-14T18:31:28Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1703-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL E BIBLIOTECA DO IFCH - UNICAMPpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO É UMA TENTATIVA DE RECUPERAR AS TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS ? UNICAMP. O OBJETIVO CENTRAL É COMPREENDER COMO A COR DA PELE INTERFERIU E INTERFERE NAS VIVÊNCIAS DOS ENTREVISTADOS, SOBRETUDO, NOS AMBIENTES ESCOLARES, PELOS QUAIS ESTES TÊM PASSADO. O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO É QUE ESTAS TRAJETÓRIAS SERIAM EXCEPCIONAIS, NA MEDIDA EM QUE ESTES ESTUDANTES NEGROS TERIAM SUPERADOS OS LIMITES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESTIGMATIZADORAS AO INGRESSAREM NO SISTEMA SUPERIOR DE ENSINO, O QUAL É RECONHECIDO SOCIALMENTE COMO ESPAÇO DE DIFÍCIL ACESSO, PELO SEU PROCESSO DE SELEÇÃO BASEADO NO CONTEÚDO ESCOLAR. CHEGANDO A CAMPO ME SURPREENDI, POIS ENCONTREI UMA REALIDADE DISTINTA. HAVIA UM GRUPO DE ESTUDANTES NEGROS CUJAS TRAJETÓRIAS DE VIDA NA COMPUNHAM O DESCRITO NA BIBLIOGRAFIA. ENCONTREI JOVENS ESTUDANTES NEGROS CUJAS HISTÓRIAS DE VIDA NÃO SE DIFERENCIAVAM EM QUASE NADA DOS OUTROS ALUNOS UNIVERSITÁRIOS. DISSE QUASE NADA, POIS A COR DA PELE, NUM PRIMEIRO MOMENTO, PARECIA SER SUAS ÚNICA DIFERENÇA. ASSIM, AO TERMINAR MINHAS ENTREVISTAS TINHA UM QUADRO INTERESSANTE: UM GRUPO DE ESTUDANTES NEGROS CUJAS TRAJETÓRIAS SOCIAIS ERAM SIMILARES A DE OUTROS ESTUDANTES JÁ RELATADO EM OUTROS ESTUDOS (TEIXEIRA, 2003 E QUEIROZ, 2001), OU SEJA, ENCONTREI TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS COM MENORES CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS ? O QUE JÁ ERA ESPERADO, OU MELHOR, ERA SÓ O QUE ESPERAVA; ENCONTREI, TAMBÉM, NO ENTANTO, TRAJETÓRIAS SOCIAIS DE ESTUDANTES NEGROS, CUJAS CONDIÇÕES SOCIAIS OS APROXIMAVAM DO ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO PADRÃO: JOVENS, COM PAIS COM ALTO NÍVEL DE ESCOLARIDADE E COM RENDA FAMILIAR ELEVADA. (SAMPAIO, 2000). CONCLUO QUE O ESTIGMA DA COR DA PELE NAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES E ACADÊMICAS DOS ENTREVISTADOS CONSTITUI UM ELEMENTO CENTRAL PARA UM PERCURSO DE HIPERCORREÇÃO E SILENCIAMENTO SOBRE SITUAÇÕES DE CONSTRANGIMENTO NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS.pt_BR
dc.format.extent1532483 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASpt_BR
dc.subjectNEGROSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectENSINO SUPERIORpt_BR
dc.subjectESTIGMA SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROSpt_BR
dc.subject.otherJOVENS NEGROS - A questão racial no ensino superiorpt_BR
dc.titleANÔNIMOS E INVISÍVEIS: OS ALUNOS NEGROS NA UNICAMPpt_BR
Appears in Collections:Jovens Negros

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