Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1672
Título: POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA? A IMPLEMENTAÇÃO DAS "COTAS" NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSES NOS VESTIBULARES 2003 E 2004
Autor(es): SERRA, Carlos Henrique Aguiar
CAMPOS, Ana Cláudia Borges
Palavras-chave: POLÍTICAS PÚBLICAS;ENSINO SUPERIOR;ACESSO À EDUCAÇÃO
Data do documento: 2005
Editor: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO
Resumo: ESTE ESTUDO FAZ UMA ANÁLISE QUALITATIVA DA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS PARA O ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE (UENF), DANDO ÊNFASE ÀS RESERVAS DE CARÁTER ÉTNICO PARA OS AFRO-BRASILEIROS (NEGROS) NOS VESTIBULARES DE 2003 E 2004. CONHECIDO COMO "SISTEMA DE COTAS", FOI INSTITUÍDO NO GOVERNO ESTADUAL DE ANTHONY GAROTINHO PELAS LEIS ESTADUAIS N.° 3.524/2000 E N.° 3.708/2001, POSTERIORMENTE ALTERADAS PELO DEGOVERNO ROSINHA GAROTINHO, PELA LEI ESTADUAL N.° 4.151/2003. ESTA AÇÃO POLÍTICA É UMA PARTE MENOS DA AÇÕES AFIRMATIVAS, QUE PREVÊM UMA ATUAÇÃO MAIS INCISIVA DE TRANSFORMAÇÕES DA SOCIEDADE, UTILIZANDO PRINCIPALMENTE, A EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO TRANSFORMADOR DE REALIDADES SOCIAIS. A UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ) E A UENF SÃO INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS PIONEIRAS NA IMPLEMENTAÇÃO DE POLÍTICAS ESPECIFICAS PARA AS COMUNIDADES NEGRAS, NO QUE CONCERNE À EQUIDADE EDUCACIONAL NO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. A UENFESTÁ LOCALIZADA NA CIDADE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES , SITUADA NO NORTE FLUMINENES. A DETERMINAÇÃO DE "COTAS" FOI IMPLEMENTADA SEM UMA EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA, NO QUE CONCERNE À DISCUSSÃO E ELABORAÇÃO DESTA POLÍTICA E CAUSOU GRANDE INQUIETAÇÃO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DA SOCIEDADE. ESTE ESTUDO SE PROPÕE A CONHECER COMO A UENF ADMINSITRA FATOS E ASSUNTOS PÚBLICOS LIGADOS À ETNIA, SOBRETUDO COM O ADVENTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EXTERNAS A SEUS MUROS, DESVENDANDO QUE ATITUDE ESTA INSTITUIÇÃO ASSUME DIANTE DAS DEMANDAS MULTICULTURAIS APRESENTADAS PELA SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA. PROCURAMOS MAPEAR NOS CORPOS DOCENTE E DISCENTE DE GRADUAAÇÃO UTILIZANDO QUESTIONÁRIOS , O ENTENDIMENTO A RESPEITO DA QUESTÃO. NOS ADMINISTRADORES DA INSTITUIÇÃO, REITORIA, DIRETORIA DE CENTRO E PRÓ-REITORIAS, NÓS BUSCAMOS IDENTIFICAR COM QUE AÇÕE ADMINISTRAM ESSAS POLÍTICAS, UTILIZANDO ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. ALÉM DISSO, PROCURAMOS CONHECER QUAIS MEDIDAS POLÍTICO-ÉTICO-PEDAGÓGICAS ESTÃO SENDO TOMADAS PELA UENF, PARA DIRIMIR AS DESIGUALDADES SÓCIO-RACIAIS QUE MANTÊM OS GANHOS POLÍTICOS E SIMBÓLICOS DO SISTEMA DOMINANTE E A SUBORDINAÇÃO DOS NEGROS E SEUS DECENDENTES. O ESTUDO NOS MOSTRA QUE NÃO HÁ DISCUSSÃO AMPLIADA SOBRE A "POLÍTICA DE COTAS" NEM UMA COMPREENSÃO VASTA DE SEUS OBJETIVOS. SENDO ESTE UM TRABALHO PIONEIRO SOBRE O ASSUNTO, ESPERAMOS CONTRIBUIR PARA A AMPLIAÇÃO DO DEBATE ACERCA DAS POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA, ADOTANDO UMA POSTURA DESVELADORA, NO QUE CONCERNE À EXPLICITAÇÃO DE FATOS E AÇÕES TANTO NA VISÃO DA INSTITUIÇÃO COMO NA VISÃO DO RECEPTOR DO "BENEFÍCIO", BUSCANDO SEMPRE ANCORÁ-LOS NO CONTEXTO HISTÓRICO EM QUE FORAM, E ESTÃO SENDO, PRODUZIDOS.
Descrição: BIBLIOTECA DO CCH
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1672
Outros identificadores: Mestrado
SERVIÇO SOCIAL
MISTO
Aparece nas coleções:Jovens Negros

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador