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dc.contributor.advisorCARVALHO, Maria Inez Da Silva De Souzapt_BR
dc.contributor.authorFARIA, Ivanpt_BR
dc.coverage.spatialBApt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:29:52Z-
dc.date.available2009-03-14T18:29:52Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1618-
dc.descriptionBIBLIOTECA ANÍSIO TEIXEIRA-FACED E BIBLIOTECA CENTRAL DA UFBpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO DISCUTE A CONSTRUÇÃO DE PROJETOS DE VIDA ENTRE JOVENS DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DO DISTRITO RURAL DE SANTIAGO DO IGUAPE, MUNICÍPIO DE CACHOEIRA, BAHIA. A DISSERTAÇÃO SE INICIA COM UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO, DIVIDIDA EM TRÊS EIXOS. NO PRIMEIRO, SÃO DISCUTIDAS AS IMPLICAÇÕES DO PESQUISADOR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PROJETO PARAGUAÇU, ATIVIDADE DE EXTENSÃO QUE DEU ORIGEM À PESQUISA. NO SEGUNDO, SANTIAGO DO IGUAPE É TOMADA COMO LOCUS PARA PENSAR O MUNDO CONTEMPORÂNEO FOCALIZANDO TEMAS COMO HISTÓRIA, TRABALHO, COMUNIDADE, RELAÇÃO LOCAL-GLOBAL E DILUIÇÃO DE FRONTEIRAS ENTRE O RURAL E O URBANO. NO ÚLTIMO, AS ESCOLAS DOS POVOADOS DO CAONGE E DO ENGENHO DA PONTE SERVEM DE MOTE PARA TRATAR DE QUESTÕES COMO CURRÍCULO, COTIDIANO, EDUCAÇÃO DO CAMPO E RELAÇÃO ESCOLA-TRABALHO. DEPOIS A PESQUISA APRESENTA OS CONCEITOS DE PROJETO E DE JUVENTUDE, PARA DISCUTIR COMO OS JOVENS QUILOMBOLAS CONSTROEM SEUS PROJETOS DE VIDA, TENSIONANDO AS RELAÇÕES ENTRE TRABALHO, EDUCAÇÃO E COMUNIDADE. A OPÇÃO METODOLÓGICA É A ETNOPESQUISA CRÍTICA, CONTEMPLANDO UMA ETAPA RETROSPECTIVA DE INVESTIGAÇÃO DAS PROPOSIÇÕES DO PROJETO PARAGUAÇU E OUTRA DE CARÁTER PROSPECTIVO PARA ADENTRAR OS UNIVERSOS DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO. DURANTE A PESQUISA FOI IDENTIFICADO QUE A JUVENTUDE LOCAL VIVENCIA UM AUMENTO DA TENSÃO ENTRE PERMANECER OU MIGRAR DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS, DEVIDO A QUESTÕES LIGADAS ÀS ESFERAS DO TRABALHO (REDUÇÃO NA PRODUTIVIDADE DA PESCA, DIFICULDADES COM A PRODUÇÃO E O ESCOAMENTO DE PRODUTOS AGRÍCOLAS E AUSÊNCIA DE EMPREGOS PARA JOVENS QUE CONCLUEM O ENSINO MÉDIO); DA EDUCAÇÃO (AS ESCOLAS TÊM DIFICULDADE DE VEICULAR SABERES E VALORES QUE CONTRIBUAM PARA A FIXAÇÃO DO JOVEM NO CAMPO, ALÉM DE NÃO GARANTIREM UMA FORMAÇÃO ADEQUADA PARA QUEM DESEJA PARTIR PARA A CIDADE) E DA AFLUÊNCIA DE VALORES ?URBANOS? PARA O CAMPO.pt_BR
dc.format.extent2205042 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIApt_BR
dc.subjectJUVENTUDE RURALpt_BR
dc.subjectPROJETOS DE VIDApt_BR
dc.subjectGLOBAL-LOCALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO NO CAMPOpt_BR
dc.subject.otherJUVENTUDE RURALpt_BR
dc.titlePROJETOS DE VIDA E JUVENTUDE : UM DIÁLOGO ENTRE A ESCOLA, O TRABALHO E O ?MUNDO? : (UMA EXPERIÊNCIA DE ETNOPESQUISA NO VALE DO IGUAPE)pt_BR
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