Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1612
Title: PRODUÇÃO DA IDENTIDADE DOS JOVENS "SEM-TERRA" DA FAZENDA IPANEMA, IPERÓ, SP
Authors: BUFFA, Ester
BRANCO, Maria Teresa Castelo
Keywords: REFORMA AGRÁRIA;IDENTIDADE E EDUCAÇÃO;JUVENTUDE
Issue Date: 1999
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
Abstract: A PRESENTE PESQUISA PARTIU DO PRESSUPOSTO DE QUE A IDENTIDADE DOS JOVENS `SEM TERRA` É PROCESSO QUE SE PRODUZ NAS RELAÇÕES ANTAGÔNICAS E AUTORITÁRIAS DA SOCIEDADE BRASILEIRA, NAS QUAIS OS SUJEITOS E GRUPOS SIGNIFICAM O MUNDO E A SI PRÓPRIOS, EM MEIO A UMA LUTA DE VALORES, NEGOCIAÇÃO DE SENTIDOS, MULTIPLICAÇÃO E, MUITAS VEZES, SOBREPOSIÇÃO DE VÍNCULOS. OS LUGARES DE REFERÊNCIA DA IDENTIDADE DESSES JOVENS FORAM DESCOBERTOS NA HISTÓRIA DE SUA COMUNIDADE (QUE FAZ PARTE DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM TERRA - MST), NAS SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS E NAQUILO QUE PUDERAM DIALOGAR COM A PESQUISADORA E CONSTRUIR JUNTOS NO DECORRER DA PESQUISA. ALGUMAS SIGNIFICAÇÕES RELACIONADAS À NECESSIDADE DE `RECONHECIMENTO` DA SOCIEDADE E DA COMUNIDADE E DE `PERTENCIMENTO` (A GRUPOS NA FAZENDA IPANEMA E AO MST) SE REVELARAM COMO EIXOS AGLUTINADORES DE SIGNIFICADOS, COMUNS A TODOS OS JOVENS, EM TORNO DOS QUAIS OUTRAS SIGNIFICAÇÕES APARECEM E SERVEM DE MEDIAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DOS SENTIDOS PESSOAIS E DAS PRÁTICAS INDIVIDUAIS. A ANÁLISE DESSE PROCESSO PERMITIU COMPREENDER COMO AS GERAÇÕES ADULTAS ESTÃO ORIENTANDO A JUVENTUDE ESTUDADA, TANTO NO QUE SE REFERE AOS PROCESSOS EDUCATIVOS FORMAIS, COMO NÃO-FORMAIS E INFORMAIS. ASSIM, FOI POSSÍVEL, NAS CONCLUSÕES DESTE TRABALHO, DELINEAR ALGUMAS POSSIBILIDADES QUE OS JOVENS DA FAZENDA IPANEMA TÊM PARA VISUALIZAR AS CONTRADIÇÕES SOCIAIS EM QUE ESTÃO ENREDADOS E LUTAR CONTRA OS LIMITES E NEGAÇÕES QUE A SOCIEDADE BRASILEIRA LHES IMPÕE.
Description: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1612
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Juventude Rural

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools