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dc.contributor.advisorCOSTA, Marcia Regina Dapt_BR
dc.contributor.authorSILVA, Wilma Regina Alves Dapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:28:51Z-
dc.date.available2009-03-14T18:28:51Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierANTROPOLOGIApt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1544-
dc.descriptionPUC-SPpt_BR
dc.description.abstractA JUVENTUDE DAS METRÓPOLES ATUAIS TEM SE MOSTRADO COMO UMA DAS PRINCIPAIS INCÓGNITAS DAQUELES QUE HABITAM AS CIDADES. ORA NOS ENCANTANDO, ORA NOS ASSUSTANDO COM AÇÕES PARA AS QUAIS NÃO ENCONTRAMOS RESPOSTAS LÓGICAS, QUEM SÃO, COMO VIVEM E O QUE PENSAM SÃO APENAS ALGUMAS DAS MUITAS PERGUNTAS QUE FAZEMOS AO VISLUMBRAR SUAS MAIS DISTINTAS FORMAS DE SE APRESENTAREM NAS RUAS DA CIDADE, EM ESPECIAL, QUANDO ESTE TRANSITAR SE FAZ À NOITE, HORA DO DIA QUE COMUMENTE VINCULA-SE A NOÇÃO DE REBELDIA E ATITUDES AMORAIS. COM ROUPAS PRETAS, ROSTOS MAQUIADOS, FISIONOMIA SOMBRIA, OS GÓTICOS QUE TRANSITAM PELAS NOITES DA CIDADE DE SÃO PAULO CARREGAM, EM SEU DISCURSO E ESTÉTICA TODAS AS CARACTERÍSTICAS QUE ACIMA FORAM APONTADAS, SENDO CONSIDERADOS, MUITAS VEZES, COMO SERES DEMONÍACOS E FANTASMAGÓRICOS. ESTA DISSERTAÇÃO PREOCUPOU-SE, POIS, COM A COMPREENSÃO DO IMAGINÁRIO E DA ESTÉTICA DESSES JOVENS PAULISTANOS, REFAZENDO, JUNTO A ELES, ALGUNS DE SEUS TRAJETOS PELAS NOITES DE SÃO PAULO, BEM COMO O FREQÜENTAR DE ALGUNS DE SEUS ESPAÇOS PRIVADOS, EM ESPECIAL O BAR MADAME SATÃ. TRATANDO-SE DE RELATOS ETNOGRÁFICOS PELOS ESPAÇOS GÓTICOS DA CIDADE DE SÃO PAULO, ESTA PESQUISA, DIVIDIDA EM TRÊS CAPÍTULOS, TEVE COMO MAIOR OBJETIVO DEMONSTRAR QUE PARA OS ?NOVOS GÓTICOS? PAULISTANOS, DIFERENTEMENTE DO QUE SE CONHECIA NA DÉCADA DE 1980, O MITO DO VAMPIRO E O MOVIMENTO GÓTICO POSSUEM UMA CO-RELAÇÃO E, O FIO QUE ALINHAVA ESSES DOIS ASPECTOS É A ESTÉTICA, QUE ACOPLA, EM SI, COMO DEMONSTRAM DELLEUZE E GUATTARI (2005), A VIVÊNCIA MÍTICA E O NOMADISMO DAQUELE QUE PERAMBULA SOBRE O ESPAÇO, TENDO, NO VAGAR, A BUSCA PELO SENTIDO DE SUA VIDA, E UMA VIVÊNCIA DE TEMPO DIFERENTE DAQUELES QUE NÃO COMPREENDEM SUAS SIMBOLOGIAS. É, PORTANTO, A ETERNA BUSCA HUMANA POR UM SENTIDO. DOS PRINCIPAIS DESAFIOS DE OBSERVAÇÃO, DESTACOU-SE: 1) COMPREENDER QUAIS SÃO AS MENSAGENS QUE OS GÓTICOS QUEREM E TRANSMITEM À SOCIEDADE PAULISTANA ATRAVÉS DE SUA ESTÉTICA MORTUÁRIA; E, 2) APONTAR E ESTUDAR QUAIS SÃO AS SIMBOLOGIAS E MITOS QUE FAZEM COM QUE ESTA ESTÉTICA, EUROPÉIA A PRINCÍPIO, SEJA UTILIZADA ENQUANTO CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE UM GRUPO SELETO NA CIDADE DE SÃO PAULO, VISLUMBRADO, EM ESPECIAL, NO VESTUÁRIO, LOCAL POR ELES FREQÜENTADOS, GOSTO MUSICAL, ARTÍSTICO E FORMAS DE DEMONSTRAR O PRÓPRIO CORPO. CONHECENDO ESSES JOVENS DE PERTO, EM SEUS ESPAÇOS DE CONVÍVIO NA CIDADE DE SÃO PAULO, ESTUDOU-SE, TAMBÉM, AS PRINCIPAIS OBRAS ARTÍSTICAS ? EM ESPECIAL A LITERÁRIA MODERNA, CUJA MAIOR REFERÊNCIA ESTÁ NA ESCRITORA NORTE-AMERICANA ANNE RICE. ESTAS OBRAS, COMO SE VERÁ AO LONGO DOS CAPÍTULOS, TIVERAM GRANDE CONTRIBUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE SUAS NOÇÕES ESTÉTICAS ATUAIS, A EXEMPLO DA FORMA COMO DISCURSAM, AS VERDADES DE CADA JOVEM QUE FREQÜENTA O MOVIMENTO, A FORMA COMO UTILIZAM DE SEUS CORPOS PARA PASSAREM MENSAGENS SEM PRECISAR VERBALIZÁ-LAS, SUAS MANEIRAS DE OLHAR, DANÇAR, OU MESMO DE SENTAR E CAMINHAR.pt_BR
dc.format.extent5085939 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectGÓTICOSpt_BR
dc.subjectESTÉTICApt_BR
dc.subjectEROTISMOpt_BR
dc.subjectMADAME SATÃpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENISpt_BR
dc.subject.otherGRUPOS JUVENIS - culturas e identidades juvenis no espaço urbanopt_BR
dc.titleRELATOS ETNOGRÁFICOS À MEIA-NOITE: O UNIVERSO ESTÉTICO DOS GÓTICOS NA CIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
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