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dc.contributor.advisorBAQUERO, Rute Vivian Angelopt_BR
dc.contributor.authorHAMMES, Lúcio Jorgept_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:09Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:09Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1495-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS - UNISINOSpt_BR
dc.description.abstractO ESTUDO PROBLEMATIZA PROCESSOS EDUCATIVOS DE NATUREZA NÃO-FORMAL, DESENVOLVIDOS EM GRUPOS JUVENIS, VINCULADOS A TRÊS ORGANIZAÇÕES QUE TÊM, NA VIVÊNCIA EM GRUPO, A BASE DA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE. AS ORGANIZAÇÕES ÀS QUAIS OS GRUPOS ESTUDADOS ESTÃO VINCULADOS SÃO: REDE EM BUSCA DA PAZ (EBP), PASTORAL DA JUVENTUDE ESTUDANTIL (PJE) E MOVIMENTO DOS SEM TERRA (MST). POSTULA-SE, NO ESTUDO, QUE OS GRUPOS JUVENIS DE CONVIVÊNCIA, ORGANIZADAS EM SISTEMAS HORIZONTAIS DE PARTICIPAÇÃO, PROPICIAM APRENDIZADOS QUE FAVORECEM O DESENVOLVIMENTO DE CAPACIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS, RELAÇÕES DE CONFIANÇA E DE ENTRE AJUDA, COM EFEITOS PARA ALÉM DO GRUPO, CONSTITUINDO-SE EM MEDIAÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL JUNTO À SOCIEDADE. OS DADOS DA PESQUISA FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE ENTREVISTAS EM PROFUNDIDADE E GRUPOS DE FOCO, ACOMPANHADOS POR UM DIÁRIO DE CAMPO E ANÁLISE DOCUMENTAL. AS ENTREVISTAS FORAM REALIZADAS JUNTO A 27 JOVENS, SENDO 9 DE CADA UM DOS GRUPOS ESTUDADOS. OS JOVENS FORAM CLASSIFICADOS CONFORME SEU NÍVEL DE PARTICIPAÇÃO NO GRUPO (INICIANTE, MILITANTE E EGRESSO). OS GRUPOS EM FOCO, POR SUA VEZ, FORAM REALIZADOS COM 15 JOVENS, PARTICIPANTES DOS TRÊS GRUPOS ESTUDADOS E UM GRUPO DE CONTROLE FORMADOS POR 10 JOVENS QUE PARTICIPAM DE GRUPO. A INTERPRETAÇÃO DOS DADOS TEVE COMO QUADRO DE REFERÊNCIA ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR AUTORES VINCULADOS ÀS TEMÁTICAS CAPITAL SOCIAL (BAQUERO, BOURDIEU, FUKUYAMA, PUTNAM), JUVENTUDE, GRUPOS E CULTURA JUVENIL (ABRAMO, BAJOIT, SANDOVAL, SCHMIDT, SOUSA, SPÓSITO) E EDUCAÇÃO (BAQUERO, FREIRE, GADOTTI). RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIARAM QUE OS GRUPOS JUVENIS ESTUDADOS DESENVOLVERAM, JUNTO AOS JOVENS, UM CONJUNTO DE APRENDIZAGENS DE E NA CONVIVÊNCIA TOLERÂNCIA, RESPEITO MÚTUO, SOLIDARIEDADE, COOPERAÇÃO FUNDAMENTAIS PARA A CONSTITUIÇÃO DE CAPITAL SOCIAL. REVELARAM, TAMBÉM O DESENVOLVIMENTO DE UM PROCESSO PEDAGÓGICO PRIVILEGIADO PARA A FORMAÇÃO DA JUVENTUDE, TENDO EM VISTA SEU PROTAGONISMO E A FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS. NESSE SENTIDO, A PARTICIPAÇÃO EM GRUPOS PODE CONTRIBUIR PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA OUTRA CULTURA, MAIS SOLIDÁRIA E CO-RESPONSÁVEL, DESENVOLVENDO CAPACIDADES INDIVIDUAIS E COLETIVAS ENTRE OS JOVENS, CONSTITUINDO-SE EM MEDIAÇÃO IMPORTANTE PARA A CONSTRUÇÃO DE CAPITAL SOCIAL JUNTO À JUVENTUDE.pt_BR
dc.format.extent1168823 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectAPRENDIZAGEMpt_BR
dc.subjectCAPITAL SOCIALpt_BR
dc.subjectGRUPOS JUVENISpt_BR
dc.subjectFILOSOFIApt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - militância políticapt_BR
dc.titleAPRENDIZADOS DE CONVIVÊNCIA E A FORMAÇÃO DE CAPITAL SOCIAL: UM ESTUDO SOBRE GRUPOS JUVENISpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

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