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Title: DE JOVENS FIGURANTES A JOVENS PROTAGONISTAS: A CONTRIBUIÇÃO DAS ONG´S QUE TRABALHAM COM A JUVENTUDE
Authors: DAMASCENO, Maria Nobre
PEREIRA, Ivna De Holanda
Keywords: FORMAÇÃO;PARTICIPAÇÃO;JUVENTUDE;ONGS
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
Abstract: O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR, DESCREVER E ANALISAR AS EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS PELAS ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS-ONGS, QUE TRABALHAM COM O SEGMENTO JUVENIL, BUSCANDO COMPREENDER A RELAÇÃO E A CONTRIBUIÇÃO ESTABELECIDAS NO PROCESSO FORMATIVO E A PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS ENVOLVIDOS NO CONTEXTO SOCIETÁRIO EM QUE VIVEM. PORTANTO, O REFERIDO TRABALHO DIZ RESPEITO AOS JOVENS QUE PARTICIPAM DE EXPERIÊNCIAS DESENVOLVIDAS POR ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS NO BRASIL QUE, NOTADAMENTE A PARTIR DA DÉCADA DE 1990, TOMARAM A JUVENTUDE COMO FOCO CENTRAL DE SUAS PREOCUPAÇÕES E ATIVIDADES. DAÍ SE ORIGINA O TÍTULO: DE JOVENS FIGURANTES A JOVENS PROTAGONISTAS - A CONTRIBUIÇÃO DAS ONGS QUE TRABALHAM COM A JUVENTUDE. A PESQUISA FOI REALIZADA ENTRE OS ANOS DE 2002 A 2004 E, PARA PROCEDER À ANÁLISE DESSAS EXPERIÊNCIAS, RECORREU-SE TANTO AO RECURSO DA INTERNET, EM QUE SE PASSOU A IDENTIFICAR E ESTUDAR TANTO AS ONGS FILIADAS À ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS- ABONG, QUE DESENVOLVIAM TRABALHOS COM A JUVENTUDE, QUANTO IN LOCO, MEDIANTE A EXPERIÊNCIA DENOMINADA ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO LOCAL (EDL), COM A PARTICIPAÇÃO DE 80 JOVENS DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ACARAÚ ? CE, REALIZADA NO DECORRER DESSES ANOS, PELA ONG INSTITUTO SERTÃO. NO CURSO INVESTIGATIVO, OS DEPOIMENTOS DOS JOVENS FORAM BASILARES PARA A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA QUE ELES ATRIBUEM A ESSAS EXPERIÊNCIAS NA REALIZAÇÃO DE UM PROCESSO FORMATIVO, COM VISTAS À PARTICIPAÇÃO JUVENIL NA SOCIEDADE. VERIFICA-SE O TRABALHO DAS ONGS, EMBORA PERMEADO PELOS MAIS DIVERSOS OBSTÁCULOS E QUESTIONAMENTOS, TRAZ CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA O INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO JUVENIL. DEMONSTRA, ASSIM, QUE A INSERÇÃO DESSAS ORGANIZAÇÕES NO ÂMBITO DA SOCIEDADE BRASILEIRA E, ESPECIFICAMENTE COM BASE NO TRABALHO QUE DESENVOLVEM COM O SEGMENTO JUVENIL, PERMITE QUE SE APONTE PARA A PERSPECTIVA DE UM CONTEXTO SOCIETÁRIO EM QUE SE VISLUMBRA A CONCEPÇÃO DE ESTADO AMPLIADO; ISTO É, QUE SOCIEDADE CIVIL E SOCIEDADE POLÍTICA SEJAM EFETIVAMENTE PARTÍCIPES NA IMPLANTAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS, A EXEMPLO DAQUELES PROGRAMAS DIRECIONADOS À MAIOR PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS NA SOCIEDADE BRASILEIRA.
Description: HUMANIDADES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1469
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Jovens e Política

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