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dc.contributor.advisorMONTRONE, Aida Victoria Garciapt_BR
dc.contributor.authorESTEVES, Maria Cristina Durantept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:26:03Z-
dc.date.available2009-03-14T18:26:03Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1462-
dc.descriptionBIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCARpt_BR
dc.description.abstractO PROTAGONISMO JUVENIL É DEFINIDO COMO A CAPACIDADE DO JOVEM DE ATUAR NA SUA ESFERA FAMILIAR, SOCIAL E ESCOLAR, SEJA ESSA AÇÃO INDIVIDUAL OU EM GRUPO. ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVOS IDENTIFICAR DE QUE MANEIRA OCORREM AS APRENDIZAGENS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, VERIFICAR SE ESSAS APRENDIZAGENS FAVORECEM O PROTAGONISMO JUVENIL E CONHECER A PERCEPÇÃO DOS JOVENS PARTICIPANTES DO PROGRAMA QUANTO AO SEU PAPEL NA SOCIEDADE. PARTICIPARAM DO ESTUDO, JOVENS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO, NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC). A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DE SEIS GRUPOS FOCAIS, ENVOLVENDO CINQÜENTA E SEIS PARTICIPANTES. AS DISCUSSÕES ENFOCARAM A PERCEPÇÃO DO JOVEM NA SOCIEDADE, O SIGNIFICADO DE PARTICIPAR DO PROGRAMA E EM OUTROS ESPAÇOS DE APRENDIZAGENS, ASSIM COMO O PROCESSO EDUCATIVO DENTRO DO PROGRAMA. OS DADOS FORAM ANALISADOS SEGUNDO SETE CATEGORIAS DE ANÁLISE: PERCEPÇÃO DO JOVEM QUANTO AO SEU PAPEL NA SOCIEDADE, PARTICIPAÇÃO DO JOVEM, TRABALHO E JUVENTUDE, LAZER E O JOVEM, PREVENÇÃO, SEXUALIDADE E DROGAS, APRENDER E ENSINAR, E APRENDER PARA A VIDA. A ANÁLISE DOS DADOS MOSTROU QUE ALGUNS JOVENS SENTEM-SE PRESSIONADOS A AJUDAR ECONOMICAMENTE SUAS FAMÍLIAS, QUE NO PROGRAMA PARA JOVENS CONSEGUEM APRENDER PARA O TRABALHO E PARA A VIDA, QUE HÁ POUCOS ESPAÇOS QUE ESTIMULAM A PARTICIPAÇÃO DO JOVEM EM OUTRAS ATIVIDADES E QUE A CRIAÇÃO DESTES ESPAÇOS É IMPORTANTE PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL. ELES VIVENCIAM O MEDO DA VIOLÊNCIA, APONTAM PARA A IMPORTÂNCIA DE ORIENTAÇÕES RELACIONADAS À PREVENÇÃO DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E À GRAVIDEZ. CONCLUIU-SE QUE AS APRENDIZAGENS OCORRIDAS NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO FAVORECEM ATITUDES PROTAGÔNICAS NOS JOVENS.pt_BR
dc.format.extent988754 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectPARTICIPAÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherJOVENS E POLÍTICApt_BR
dc.subject.otherPOLÍTICA - protagonismopt_BR
dc.titleO PROTAGONISMO JUVENIL NA PERCEPÇÃO DE JOVENS EM UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO NA CIDADE DE RIBEIRÃO PRETOpt_BR
Appears in Collections:Jovens e Política

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