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dc.contributor.advisorSALLAS, Ana Luisa Fayetpt_BR
dc.contributor.authorCARDOSO, Danielpt_BR
dc.coverage.spatialPRpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:43Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:43Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1439-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFPRpt_BR
dc.description.abstractA PRESENTE DISSERTAÇÃO TEVE POR OBJETO DE ESTUDO A REPÚBLICA NOVA ESPERANÇA. UMA INSTITUIÇÃO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA, QUE ABRIGA (EM MÉDIA) 28 ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO DE 12 A 17 ANOS DO SEXO FEMININO. ESTAS MOÇAS ESTÃO, CONFORME O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, SOB MEDIDA DE PROTEÇÃO DO ESTADO EM VIRTUDE DE ESTAREM SOFRENDO ALGUM TIPO DE AMEAÇA, NO MEIO ONDE VIVIAM ANTERIORMENTE, À SUA INTEGRIDADE FÍSICA, MORAL OU EMOCIONAL. O OBJETIVO DA PESQUISA É O DE BUSCAR UMA APROXIMAÇÃO A ESTE TIPO DE ENTIDADE A FIM DE ESTUDAR SUAS PRÁTICAS E EFEITOS SOBRE A VIDA E A AUTO-IMAGEM DAS JOVENS QUE ALI HABITAM OU HABITARAM, TENDO COMO PARÂMETRO AS DETERMINAÇÕES DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PARA INSTITUIÇÕES DESTA NATUREZA. COMO MÉTODO DE PESQUISA, FOI UTILIZADA A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, ENTREVISTAS COM AS MORADORAS E EX-MORADORAS, FUNCIONÁRIAS E EX-FUNCIONÁRIAS DA INSTITUIÇÃO, BEM COMO ENTREVISTAS COM OUTROS PROFISSIONAIS DA PREFEITURA DE CURITIBA QUE TENHA ENVOLVIMENTO DIRETO NO FUNCIONAMENTO DA INSTITUIÇÃO; ALÉM DE ANÁLISE DE DOCUMENTOS, DADOS E INFORMAÇÕES SOBRE MENINAS ABRIGADAS. COMO RESULTADO DE PESQUISA FOI DETECTADO UMA GRANDE EVOLUÇÃO NO ATENDIMENTO A JOVENS EM SITUAÇÃO DE RISCO TENDO EM VISTA OS ANTIGOS MODELOS DE ATENDIMENTO DESTA CATEGORIA SOCIAL. TAMBÉM FOI DETECTADA A EXISTÊNCIA DE UM FORTE ESTIGMA (PRECONCEITO) POR PARTE DA COMUNIDADE ONDE A CASA ESTÁ LOCALIZADA QUE ACABA AFETANDO SOBREMANEIRA O COTIDIANO DAS SUAS MORADORAS E O CONCEITO QUE ELAS TEM DE SI MESMAS. PERCEBEU-SE QUE É FUNDAMENTAL A ANÁLISE DAS RELAÇÕES DAS MENINAS QUE HABITAM A CASA, ENTRE SI E COM AS EDUCADORAS (FUNCIONÁRIAS), JÁ QUE É, PRINCIPALMENTE ATRAVÉS DESTES RELACIONAMENTOS QUE SE CONSTRÓEM AS IDENTIFICAÇÕES E A AUTO-IMAGEM DAS MENINAS. NESTE ASPECTO FOI DESCOBERTO QUE NESTA CASA JÁ FORAM UTILIZADOS DOIS MODELOS DE ESTABELECER OS VÍNCULOS ENTRE FUNCIONÁRIAS E MORADORAS: O RACIONAL BUROCRÁTICO E O AFETIVO. O QUE TROUXE A TONA A QUESTÃO, QUE FOI DISCUTIDA NO CERNE DO TRABALHO, SOBRE QUE TIPO DE VÍNCULOS SE DEVE ESTABELECER NO INTERIOR DE INSTITUIÇÕES COMO ESTAS E QUE TIPO DE EFEITOS TEM CADA MODELO DE VÍNCULO ADOTADO, SOBRE OS ATORES EM QUESTÃO.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁpt_BR
dc.subjectINSTITUIÇÃOpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectRISCOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Crianças e adolescentes em medida de abrigamentopt_BR
dc.titleA VIDA NA REPÚBLICA NOVA ESPERANÇA - UMA OBSERVAÇÃO NO INTERIOR DE UMA INSTITUIÇÃO DE PROTEÇÃO DE ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCOpt_BR
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