Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1421
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPLACCO, Vera Maria Nigro De Souzapt_BR
dc.contributor.authorARONE, Mariangelicapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:40Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:40Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1421-
dc.descriptionPUCSPpt_BR
dc.description.abstractO OBJETIVO DESTA PESQUISA É INVESTIGAR E ANALISAR OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ESCOLA PARA ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE. AS INDAGAÇÕES QUE NORTEARAM O TRABALHO FORAM: QUAL O SIGNIFICADO E O SENTIDO DA ESCOLA REGULAR PARA OS ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE QUE SÃO OBRIGADOS A FREQÜENTÁ-LA? O QUE ESSA SITUAÇÃO REPRESENTA EM SUAS VIDAS? PARA RESPONDÊ-LAS, REALIZEI ENTREVISTAS COM ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE, QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DO SISTEMA ESTADUAL DE SÃO PAULO AS POSIÇÕES TRADICIONALMENTE DEFENDIDAS POSTULAM QUE ESSES SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE DEVERIAM FREQÜENTAR UMA ESCOLA ESPECIAL. NO ENTANTO, OUTRA POSIÇÃO É DEFENDIDA PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, APONTANDO A ESCOLA COMO UM DIREITO DE TODOS E ESSE ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI COMO PRIORIDADE ABSOLUTA, TENDO DIREITO AO ACESSO A UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE RESPEITE SUA INDIVIDUALIDADE. É FUNDAMENTAL CONTEXTUALIZAR HISTORICAMENTE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E ESSES ADOLESCENTES, ATRIBUINDO A ASPECTOS CULTURAIS E SOCIAIS A FONTE DAS DIFERENÇAS ENTRE OS SUJEITOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA INSERE-SE NO PARADIGMA DA PESQUISA QUALITATIVA. CONSTITUIU-SE DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ADOLESCENTES E BUSCOU-SE IDENTIFICAR, NAS ENTRELINHAS DE SUAS FALAS, O MOMENTO VIVIDO POR ESTES ADOLESCENTES, NA ESCOLA, E OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE ATRIBUEM A ELA, À SUA VIDA NELA. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICOU-SE QUE OS ADOLESCENTES SE APROPRIAM DE SIGNIFICADOS SOCIAIS DA ESCOLA SEMELHANTES AOS PRESENTES NA SOCIEDADE E QUE CONFIGURAM SENTIDOS SINGULARES. A ESCOLA FOI SIGNIFICADA COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E SOCIABILIDADE, OU SEJA, A ESCOLA EM SUAS VIDAS É DE UM LUGAR PARA A INSERÇÃO SOCIAL. A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI (1896-1934), NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS DE PESQUISA, AS RESPOSTAS FORAM BUSCADAS NO ÂMBITO DAS SIGNIFICAÇÕES: O QUE É O DESENVOLVIMENTO DESSES ADOLESCENTES, QUAL A SUA INSERÇÃO NO MUNDO SIMBÓLICO E DA CULTURA E COMO CADA UM SE APROPRIA DA ESCOLA, NO CONTEXTO VIVIDO.pt_BR
dc.format.extent1036181 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectESCOLA REGULARpt_BR
dc.subjectENSINO MÉDIOpt_BR
dc.subjectECApt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleSENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ESCOLA PARA O ADOLESCENTE EM SEMILIBERDADEpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools