Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1421
Title: SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ESCOLA PARA O ADOLESCENTE EM SEMILIBERDADE
Authors: PLACCO, Vera Maria Nigro De Souza
ARONE, Mariangelica
Keywords: ESCOLA REGULAR;ENSINO MÉDIO;ECA
Issue Date: 2006
Publisher: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Abstract: O OBJETIVO DESTA PESQUISA É INVESTIGAR E ANALISAR OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS DA ESCOLA PARA ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE. AS INDAGAÇÕES QUE NORTEARAM O TRABALHO FORAM: QUAL O SIGNIFICADO E O SENTIDO DA ESCOLA REGULAR PARA OS ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE QUE SÃO OBRIGADOS A FREQÜENTÁ-LA? O QUE ESSA SITUAÇÃO REPRESENTA EM SUAS VIDAS? PARA RESPONDÊ-LAS, REALIZEI ENTREVISTAS COM ADOLESCENTES EM SEMILIBERDADE, QUE SE ENCONTRAM INSERIDOS EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO REGULAR DO SISTEMA ESTADUAL DE SÃO PAULO AS POSIÇÕES TRADICIONALMENTE DEFENDIDAS POSTULAM QUE ESSES SUJEITOS PRIVADOS DE LIBERDADE DEVERIAM FREQÜENTAR UMA ESCOLA ESPECIAL. NO ENTANTO, OUTRA POSIÇÃO É DEFENDIDA PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, APONTANDO A ESCOLA COMO UM DIREITO DE TODOS E ESSE ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI COMO PRIORIDADE ABSOLUTA, TENDO DIREITO AO ACESSO A UM PROCESSO PEDAGÓGICO QUE RESPEITE SUA INDIVIDUALIDADE. É FUNDAMENTAL CONTEXTUALIZAR HISTORICAMENTE AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E ESSES ADOLESCENTES, ATRIBUINDO A ASPECTOS CULTURAIS E SOCIAIS A FONTE DAS DIFERENÇAS ENTRE OS SUJEITOS. A METODOLOGIA UTILIZADA NESTA PESQUISA INSERE-SE NO PARADIGMA DA PESQUISA QUALITATIVA. CONSTITUIU-SE DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM ADOLESCENTES E BUSCOU-SE IDENTIFICAR, NAS ENTRELINHAS DE SUAS FALAS, O MOMENTO VIVIDO POR ESTES ADOLESCENTES, NA ESCOLA, E OS SENTIDOS E SIGNIFICADOS QUE ATRIBUEM A ELA, À SUA VIDA NELA. A PARTIR DA ANÁLISE DOS DADOS, VERIFICOU-SE QUE OS ADOLESCENTES SE APROPRIAM DE SIGNIFICADOS SOCIAIS DA ESCOLA SEMELHANTES AOS PRESENTES NA SOCIEDADE E QUE CONFIGURAM SENTIDOS SINGULARES. A ESCOLA FOI SIGNIFICADA COMO UM ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E SOCIABILIDADE, OU SEJA, A ESCOLA EM SUAS VIDAS É DE UM LUGAR PARA A INSERÇÃO SOCIAL. A PARTIR DOS PRESSUPOSTOS DE LEV SEMIONOVICH VIGOTSKI (1896-1934), NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES METODOLÓGICAS DE PESQUISA, AS RESPOSTAS FORAM BUSCADAS NO ÂMBITO DAS SIGNIFICAÇÕES: O QUE É O DESENVOLVIMENTO DESSES ADOLESCENTES, QUAL A SUA INSERÇÃO NO MUNDO SIMBÓLICO E DA CULTURA E COMO CADA UM SE APROPRIA DA ESCOLA, NO CONTEXTO VIVIDO.
Description: PUCSP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1421
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools