Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1415
Title: | SER JOVEM EM MEIO À VIOLÊNCIA: IDENTIDADE X SINGULARIDADE NO CONFRONTO COM A LEI |
Authors: | GUIMARAES, Aurea Maria TOREZAN, Sonia Aparecida Bortolotto |
Keywords: | VIOLÊNCIA;JOVENS INFRATORES;EDUCAÇÃO;RESISTÊNCIA;PROCESSO |
Issue Date: | 2005 |
Publisher: | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
Abstract: | A PRESENTE DISSERTAÇÃO ESTUDA UM GRUPO DE JOVENS INFRATORES DURANTE O PERÍODO EM QUE SE ENCONTRAM NA CONDIÇÃO DE LIBERDADE ASSISTIDA. A CONSTATAÇÃO DA SUA NÃO ADAPTAÇÃO AO ENSINO FORMAL DESENCADEOU ESTE ESTUDO, SENDO UM DE SEUS OBJETIVOS OUVIR O QUE ELES E OS EDUCADORES TINHAM A DIZER SOBRE SUA RELAÇÃO CONFLITUOSA. A VIOLÊNCIA PRODUZIDA POR ESTES JOVENS, E A VIOLÊNCIA DA QUAL SÃO VÍTIMAS FORAM EMERGINDO NOS DEPOIMENTOS. OS RESULTADOS DA PESQUISA MOSTRAM A FALTA DE SENSIBILIDADE POR PARTE DOS EDUCADORES EM LIDAR COM AS PREFERÊNCIAS CULTURAIS E ARTÍSTICAS DESTES JOVENS, E DE UTILIZAR-SE DESTAS PARA TRABALHAR AS QUESTÕES QUE SE APRESENTAM NO COTIDIANO ESCOLAR. O TRABALHO TRAZ TAMBÉM UMA EXPERIÊNCIA DE INTERAÇÃO JUNTO AOS JOVENS INFRATORES EM OFICINAS. A APREENSÃO DAS REPRESENTAÇÕES SIMBÓLICAS PRESENTES EM SUAS PRODUÇÕES ARTÍSTICAS E EM SUAS FALAS, POSSIBILITOU CAPTAR RELAÇÕES QUE ELES ESTABELECEM CONSIGO, COM O OUTRO E COM O MUNDO, E PERMITIU CONHECER SEUS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO (GUATTARI, 2000). |
Description: | BIBLIOTECA CENTRAL |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1415 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools