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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1404
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CRAIDY, Carmem Maria | pt_BR |
dc.contributor.author | GONÇALVES, Liana Lemos | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:35Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:35Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1404 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO APRESENTA A VOZ DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI VINCULADOS AO "PROGRAMA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL" E OBJETIVA COMPREENDER O PROCESSO QUE OS LEVOU À PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS.PARA TANTO, PRIVILEGIOU-SE O CONTATO COM JOVENS DO GÊNERO MASCULINO QUE POSSUEM ENVOLVIMENTO COM O MUNDO DO CRIME, PERTENCENTES ÀS CLASSES POPULARES, SITUADOS NA FAIXA ETÁRIA DOS 12 AOS 21 ANOS. BUSCOU-SE ANALISAR E ENTENDER A FORMA DE SER DESSES SUJEITOS, A PARTIR DO ESTUDO DE SUAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS, SOCIAIS, AFETIVAS E SEU NÍVEL COGNITIVO, LEVANDO-SE SEMPRE EM CONSIDERAÇÃO AS PROBLEMÁTICAS MAIS EVIDENCIADAS, A RECORRÊNCIA DE FATOS E A REPETIÇÃO DE INFORMAÇÕES. QUANDO OS JOVENS FALARAM SOBRE FAMÍLIA, FOI POSSÍVEL CONSTATAR NOS RELATOS MUITOS FATOS QUE DEMONSTRAVAM A EXISTÊNCIA DE FAMÍLIAS VULNERÁVEIS QUANTO À FALTA DE DIÁLOGO, AO ENVOLVIMENTO EM ATOS INFRACIONAIS, À AUSÊNCIA DA FIGURA PATERNA, ÀS CONDIÇÕES DE POBREZA E MISERABILIDADE, À VIOLÊNCIA PRATICADA E PRESENCIADA NO PASSADO E NO PRESENTE, ETC. A ESCOLA APARENTOU NÃO TER MUITO SIGNIFICADO NA VIDA DOS SUJEITOS DA PESQUISA E POUCOS ACREDITAM QUE ELA PROPORCIONE FUTURAMENTE TRABALHO OU ALGUMA OUTRA FORMA DE ASCENSÃO.OS JOVENS DEMONSTRARAM O DESEJO DE TRABALHAR, MAS O TRABALHO APARENTOU SER ALGO INACESSÍVEL, UMA REFERÊNCIA ESVAZIADA COMO SIGNO DE RECONHECIMENTO ATUAL OU FUTURO. OS CURSOS PROFISSIONALIZANTES OFERECIDOS AOS JOVENS EM "SITUAÇÃO DE RISCO" E/OU EM CONFLITO COM A LEI, DEMONSTRARAM NÃO TER MUITA UTILIDADE, NA MEDIDA EM QUE A MAIORIA DOS JOVENS APRENDE POUCO E CONTINUA DESEMPREGADO APÓS O TÉRMINO DO CURSO. A COMUNIDADE QUE, SEGUNDO OS JOVENS, É ESQUECIDA PELOS GOVERNANTES E PELA SOCIEDADE, ACABA SENDO O LOCAL QUE OS ABRIGA. A VIOLÊNCIA POLICIAL CAUSA REVOLTA NOS JOVENS E OCASIONA O ÓDIO PELOS POLICIAIS. A DROGA APARECEU COMO VÁLVULA DE ESCAPE PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS DOS JOVENS, TAIS COMO: SENTIMENTO DE DOR E DE ABANDONO PELO DESCASO DA FAMÍLIA, DO GOVERNO OU DA SOCIEDADE; FALTA DE CORAGEM E MEDO DIFUSO; RECEIO DE ENFRENTAR OS PROBLEMAS DA VIDA; SENTIMENTO DE EXCLUSÃO E/OU BUSCA DE CORAGEM PARA COMETER ATOS INFRACIONAIS. CABE RESSALTAR QUE AINDA QUE NÃO SE POSSA REDUZIR AS CAUSAS DO CRIME COM ÀS CONDIÇÕES SÓCIO-ECONÔMICAS, TEMOS QUE RECONHECER QUE HÁ UMA CORRELAÇÃO ENTRE ELES. AINDA QUE A PRÁTICA DE ATOS INFRACIONAIS EXISTA EM TODAS AS CLASSES SOCIAIS, ELA VARIA NAS SUAS CARACTERÍSTICAS EM FUNÇÃO DA ORIGEM SÓCIO-ECONÔMICA E CULTURAL DO JOVEM. AO ABORDAR A QUESTÃO DO "MUNDO DO CRIME" PERCEBI QUE A REVOLTA DESSES JOVENS APARENTOU SER UMA FORMA DE LUTA POR RECONHECIMENTO E NÃO SOMENTE UM RESSENTIMENTO ÀS DESIGUALDADES A QUE SÃO SUBMETIDOS DIARIAMENTE. A ENTRADA NO CRIME FOI PARA MUITOS JOVENS O ÚNICO CAMINHO ENCONTRADO PARA A OBTENÇÃO DE RECONHECIMENTO E RESPEITO. VIVENDO O PRESENTE INTENSAMENTE, NO MEIO DAS ADVERSIDADES, VIVEM EM RISCO E ENTRANDO PARA O CRIME, ANTECIPAM O RISCO. | pt_BR |
dc.format.extent | 1312570 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ADOLESTENTES | pt_BR |
dc.subject | MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA | pt_BR |
dc.subject | ATO INFRACIONAL | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | A VEZ E A VOZ DE ADOLESCENTES EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE NA UFRGS: ATO INFRACIONAL E EDUCAÇÃO | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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