Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1403
Title: | FEBEM- EDUCAÇÃO FÍSICA, DESIGUALDADE SOCIAL E CIDADANIA |
Authors: | VIEIRA, Evaldo Amaro VILLELA, Dilson Correia |
Keywords: | FEBEM;EDUCAÇÃO FÍSICA |
Issue Date: | 2002 |
Publisher: | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO |
Abstract: | O PRESENTE ESTUDO PROCURA RESPONDER À SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAL A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, INTERNADOS NA FUNDAÇÃO DO BEM ESTAR DO MENOR DE SÃO PAULO (FEBEM-SP, NÚCLEO TATUAPÉ). OBJETIVAMOS COMPREENDER SE A EDUACAÇÃO FÍSICA TINHA PARTICIPAÇÃO ALIENANTE OU NÃO NA FORMAÇÃO DESTES EDUCANDOS. A PESQUISA ENVOLVE LEVANTAMENTOS DOCUMENTAL E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ALUNOS E COORDENAÇÃO. DEMONSTRAMOS NESTA DISSERTAÇÃO O PAPEL HISTÓRICO REPRESENTADO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA DESDE O PERÍODO DE 1930 ATÉ OS ANOS DE 1990. DESTACAMOS SUAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA, COM OS MILITARES, COMO A MESTRA ADENTROU À FEBEM-SP, NÚCLEO TATUAPE, E COMO SE DÁ A SUA PRÁTICA NOS DIAS ATUAIS (2001). CONCLUIMOS QUE NA FORMA E NAS CONDIÇÕES EM QUE VÊEM CORRENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIDADE TATUAPÉ, TÊM SE REVELADO ALIENANTE E NÃO FORMATIVA DE CIDADANIA. A PROPOSTA DE CONCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO CONSCIENTE, SEJA ADOTADO E IMPLANTADA NA INSTITUIÇÃO, QUE OS JOGOS COOPERATIVOS SEJAM APLICADOS NA CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES DA CONCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO CONSCIENTE; QUE O TEATRO, A DANÇA , A MÚSICA, FAÇAM PARTE DO PROCESSO EDUCACIONAL E QUE TODOS OS ALUNOS QUE DESEJAREM, POSSAM PARTICIPAR DESSTAS ATIVIDADES CULTURAIS. |
Description: | PUC - SP |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1403 |
Other Identifiers: | Mestrado SERVIÇO SOCIAL MISTO |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools