Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1403
Título: FEBEM- EDUCAÇÃO FÍSICA, DESIGUALDADE SOCIAL E CIDADANIA
Autor(es): VIEIRA, Evaldo Amaro
VILLELA, Dilson Correia
Palavras-chave: FEBEM;EDUCAÇÃO FÍSICA
Data do documento: 2002
Editor: PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
Resumo: O PRESENTE ESTUDO PROCURA RESPONDER À SEGUINTE INDAGAÇÃO: QUAL A PARTICIPAÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA FORMAÇÃO DE CIDADANIA DOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, INTERNADOS NA FUNDAÇÃO DO BEM ESTAR DO MENOR DE SÃO PAULO (FEBEM-SP, NÚCLEO TATUAPÉ). OBJETIVAMOS COMPREENDER SE A EDUACAÇÃO FÍSICA TINHA PARTICIPAÇÃO ALIENANTE OU NÃO NA FORMAÇÃO DESTES EDUCANDOS. A PESQUISA ENVOLVE LEVANTAMENTOS DOCUMENTAL E ENTREVISTAS COM PROFESSORES, ALUNOS E COORDENAÇÃO. DEMONSTRAMOS NESTA DISSERTAÇÃO O PAPEL HISTÓRICO REPRESENTADO PELA EDUCAÇÃO FÍSICA DESDE O PERÍODO DE 1930 ATÉ OS ANOS DE 1990. DESTACAMOS SUAS RELAÇÕES COM A POLÍTICA, COM OS MILITARES, COMO A MESTRA ADENTROU À FEBEM-SP, NÚCLEO TATUAPE, E COMO SE DÁ A SUA PRÁTICA NOS DIAS ATUAIS (2001). CONCLUIMOS QUE NA FORMA E NAS CONDIÇÕES EM QUE VÊEM CORRENDO A EDUCAÇÃO FÍSICA NA UNIDADE TATUAPÉ, TÊM SE REVELADO ALIENANTE E NÃO FORMATIVA DE CIDADANIA. A PROPOSTA DE CONCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO CONSCIENTE, SEJA ADOTADO E IMPLANTADA NA INSTITUIÇÃO, QUE OS JOGOS COOPERATIVOS SEJAM APLICADOS NA CONSONÂNCIA COM AS DIRETRIZES DA CONCEPÇÃO DO MOVIMENTO HUMANO CONSCIENTE; QUE O TEATRO, A DANÇA , A MÚSICA, FAÇAM PARTE DO PROCESSO EDUCACIONAL E QUE TODOS OS ALUNOS QUE DESEJAREM, POSSAM PARTICIPAR DESSTAS ATIVIDADES CULTURAIS.
Descrição: PUC - SP
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1403
Outros identificadores: Mestrado
SERVIÇO SOCIAL
MISTO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

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