DSpace/Manakin Repository

MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro pt_BR
dc.contributor.author MIRANDA, Tania Tessinari pt_BR
dc.coverage.spatial ES pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:24:34Z
dc.date.available 2009-03-14T18:24:34Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1401
dc.description BIBLIOTECA DA UFES pt_BR
dc.description.abstract MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA SE CONSTITUI EM UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA ES, QUE APRESENTA COMO OBJETIVO CONHECER OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SUBMETIDOS À MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA. OU SEJA, DO COMETIMENTO DO ATO INFRACIONAL ATÉ O CUMPRIMENTO DA REFERIDA MEDIDA. ESTE ESTUDO TEM COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DE INVESTIGAÇÃO A ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS, PREVISTOS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE LEI Nº 8069/90, RESPONSÁVEIS PELA GARANTIA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SÃO ELES: O MINISTÉRIO PÚBLICO, O JUIZADO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, O CONSELHO TUTELAR E O PODER EXECUTIVO LOCAL. DA MESMA FORMA FORAM INVESTIGADOS O PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA QUE ATUA COMO ORIENTADOR DO ADOLESCENTE FIGURA PREVISTA NOS ARTS. 118 E 119 DO ESTATUTO E UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR QUE MANTINHA EM SEU CORPO DISCENTE UM ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA. A PESQUISA PERMITIU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE GRANDE DESCOMPASSO ENTRE OS DISCURSOS OFICIAIS E AS PRÁTICAS EXERCIDAS PELOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDOS NA APLICAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM ESTUDO. OBSERVOU-SE, ASSIM, QUE AS MUDANÇAS QUE DEVERIAM ADVIR COM A IMPLANTAÇÃO DE UMA LEI QUE PRIMA PELA PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES SÃO SUPLANTADAS, AINDA HOJE, POR RESQUÍCIOS DA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR APREGOADA PELO CÓDIGO DE MENORES. O QUE, DE CERTA FORMA, EXPLICA O PORQUE DA PRÁTICA REPRESSIVA E PUNITIVA, EM DETRIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA, DETECTADA NA ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. pt_BR
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject PUNIÇÃO pt_BR
dc.subject LIBERDADE ASSISTIDA pt_BR
dc.title MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização

Não existem arquivos associados a este item.

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Contexto