DSpace Repository

MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA

Show simple item record

dc.contributor.advisor CAMACHO, Luiza Mitiko Yshiguro pt_BR
dc.contributor.author MIRANDA, Tania Tessinari pt_BR
dc.coverage.spatial ES pt_BR
dc.date.accessioned 2009-03-14T18:24:34Z
dc.date.available 2009-03-14T18:24:34Z
dc.date.issued 2005 pt_BR
dc.date.submitted 2005 pt_BR
dc.identifier Mestrado pt_BR
dc.identifier EDUCAÇÃO pt_BR
dc.identifier MISTO pt_BR
dc.identifier.uri http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1401
dc.description BIBLIOTECA DA UFES pt_BR
dc.description.abstract MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA SE CONSTITUI EM UM ESTUDO DESENVOLVIDO NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA ES, QUE APRESENTA COMO OBJETIVO CONHECER OS CAMINHOS PERCORRIDOS PELOS ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SUBMETIDOS À MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA. OU SEJA, DO COMETIMENTO DO ATO INFRACIONAL ATÉ O CUMPRIMENTO DA REFERIDA MEDIDA. ESTE ESTUDO TEM COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL DE INVESTIGAÇÃO A ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS, PREVISTOS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE LEI Nº 8069/90, RESPONSÁVEIS PELA GARANTIA DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES. SÃO ELES: O MINISTÉRIO PÚBLICO, O JUIZADO DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, O CONSELHO TUTELAR E O PODER EXECUTIVO LOCAL. DA MESMA FORMA FORAM INVESTIGADOS O PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA QUE ATUA COMO ORIENTADOR DO ADOLESCENTE FIGURA PREVISTA NOS ARTS. 118 E 119 DO ESTATUTO E UMA INSTITUIÇÃO ESCOLAR QUE MANTINHA EM SEU CORPO DISCENTE UM ADOLESCENTE EM LIBERDADE ASSISTIDA. A PESQUISA PERMITIU IDENTIFICAR A EXISTÊNCIA DE GRANDE DESCOMPASSO ENTRE OS DISCURSOS OFICIAIS E AS PRÁTICAS EXERCIDAS PELOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDOS NA APLICAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA EM ESTUDO. OBSERVOU-SE, ASSIM, QUE AS MUDANÇAS QUE DEVERIAM ADVIR COM A IMPLANTAÇÃO DE UMA LEI QUE PRIMA PELA PROTEÇÃO INTEGRAL DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES SÃO SUPLANTADAS, AINDA HOJE, POR RESQUÍCIOS DA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR APREGOADA PELO CÓDIGO DE MENORES. O QUE, DE CERTA FORMA, EXPLICA O PORQUE DA PRÁTICA REPRESSIVA E PUNITIVA, EM DETRIMENTO DE UMA PRÁTICA EDUCATIVA, DETECTADA NA ATUAÇÃO DOS ÓRGÃOS E INSTITUIÇÕES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. pt_BR
dc.language.iso pt_BR
dc.publisher UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO pt_BR
dc.subject ADOLESTENTES pt_BR
dc.subject PUNIÇÃO pt_BR
dc.subject LIBERDADE ASSISTIDA pt_BR
dc.title MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA: DO IDEAL EDUCATIVO À SUA REALIDADE REPRESSIVA E PUNITIVA pt_BR


Files in this item

Files Size Format View

There are no files associated with this item.

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Context