Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSEVERINO, Francisca Eleodora Santospt_BR
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Everardo Furtado Dept_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:30Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:30Z-
dc.date.issued2005pt_BR
dc.date.submitted2005pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1398-
dc.descriptionUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOSpt_BR
dc.description.abstractCONTRIBUIR PARA A LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA E CONTRA A EXPANSÃO DO NÚMERO DE JOVENS INFRATORES É O RESULTADO QUE SE BUSCA NESTE ESTUDO, OFERECENDO ALTERNATIVAS NA EDUCAÇÃO. A QUESTÃO DO CRIME E VIOLÊNCIA ENVOLVE ESTUDOS E REFLEXÕES QUE RESVALAM NA FILOSOFIA, NA PSIQUIATRIA, NA PSICOLOGIA, NA SOCIOLOGIA, NA BIOLOGIA E, NA EDUCAÇÃO, SIMULTANEAMENTE. SÃO MÚLTIPLOS OS FATORES DE PREDISPOSIÇÃO, DE PRECIPITAÇÃO E DE PERPETUAÇÃO E OS FATORES DE PROTEÇÃO QUE ATUAM NAS ALTERAÇÕES DE COMPORTAMENTO NA INFÂNCIA E JUVENTUDE, DENOMINADAS DE COMPORTAMENTOS ANTI-SOCIAIS. ESTE TRABALHO FOCALIZOU A IDENTIFICAÇÃO DE COMPORTAMENTOS DESVIANTES AINDA NO ENSINO FUNDAMENTAL PARA SUBSIDIAR UMA INTERVENÇÃO SÓCIO-EDUCATIVA, NA TENTATIVA DE PREPARAR CRIANÇAS E JOVENS COMO FUTUROS CIDADÃOS PARA UM MUNDO DO QUAL ESTÃO SENDO EXCLUÍDOS. FOI ELABORADO UM PERFIL DE JOVENS INFRATORES DE SANTOS, CIDADE DO LITORAL DO ESTADO DE SÃO PAULO NO ANO DE 2000, COM INDICAÇÃO DE ESCOLAS COM MAIOR VULNERABILIDADE. PROCEDEU-SE AO ESTUDO DE UMA AMOSTRA DE CASOS POR MEIO DE ENTREVISTAS COM PAIS E PROFESSORES PARA IDENTIFICAR EM QUE FASE DO DESENVOLVIMENTO OS ADOLESCENTES APRESENTAM OS PRIMEIROS SINAIS DE UM COMPORTAMENTO AGRESSIVO E ANTI-SOCIAL. APRESENTAM-SE DADOS DA LITERATURA SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO E FATORES DE RISCO ASSOCIADOS À DELINQÜÊNCIA E SOBRE POSSÍVEIS INSTRUMENTOS DIAGNÓSTICOS E PROGRAMAS ATUAIS DIRIGIDOS AO ENSINO DE COMPETÊNCIA SOCIAL E INTERPESSOAL NA ESCOLA. OS DADOS COLHIDOS, DE FORMA GERAL, CONFIRMAM A LITERATURA. PRIVILEGIA-SE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO SOCIAL E AFETIVA DE TRIANES E MUÑOZ, VOLTADO PARA AÇÕES EDUCATIVAS DESDE O ENSINO FUNDAMENTAL, COMO OPÇÃO DE PREVENÇÃO PELA ESCOLA.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOSpt_BR
dc.subjectCOMPETÊNCIA SOCIALpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO AFETIVApt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleJOVEM EM CONFLITO COM A LEI NO MUNICÍPIO DE SANTOS: UMA LINHA DE PREVENÇÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools