Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1389
Título: ADOLESCENTES E DELINQUÊNCIA: UM OLHAR OXIMORÔNICO SOBRE A APLICAÇÃO DA MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE EM SÃO LUÍS
Autor(es): BARROS, João De Deus Vieira
RAMOS, Roseli De Oliveira
Palavras-chave: ADOLESCENTES;DELINQUÊNCIA;IMAGINÁRIO;EDUCAÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
Resumo: LEITURA OXIMORÔNICA SOBRE OS ADOLESCENTES EM MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. UTILIZA LENTES DE GILBERT DURAND, MICHEL MAFFESOLI, EDGAR MORIN E PAULA CARVALHO. RESPALDA-SE NO PARADIGMA EMERGENTE DA TEORIA DO IMAGINÁRIO. RECAPITULA MÚLTIPLAS CONTRIBUIÇÕES DE DIVERSAS CIÊNCIAS QUE EVIDENCIAM AS ADOLESCÊNCIAS, SUAS POSSIBILIDADES E VULNERABILIDADES. IDENTIFICA MITOS DIRETORES QUE SE ALTERNAM EM PREDOMINÂNCIA NOS QUAIS JOVENS DEUSES, EM CONFUSOS OLÍMPOS, REESCREVEM TEOGONIAS E ILÍADAS. LEVANTA ALGUMAS MEDIAÇÕES PATENTES E LATENTES NUM PERCURSO DE INTENÇÕES E CUIDADOS DE PARTE DA INFÂNCIA BRASILEIRA. EXPLORA ASPECTOS DO INSTITUÍDO E DO INSTITUINTE NUM CAMPO POLARIZADO DE FORÇAS QUE SE CONSTITUI A UNIDADE PEDAGÓGICA DA MAIOBINHA. APRESENTA ESTATÍSTICAS E OUTRAS IMAGENS SIMBÓLICAS, A PARTIR DAS QUAIS TECE ALGUMAS ANÁLISES BASEADAS NOS REGIMES E ESTRUTURAS ANTROPOLÓGICAS DO IMAGINÁRIO. DESAFIA OUTROS OLHARES E PERCEBEREM O OXÍMORO QUE É TAMBÉM O ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL.
Descrição: BIBLIOTECA SETORIAL DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1389
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador