Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1381
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUZA, Marli Palma | pt_BR |
dc.contributor.author | VEZZULLA, Juan Carlos | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SC | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:27Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:27Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1381 | - |
dc.description | BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO TRATA DAS POSSIBILIDADES DE APLICAÇÃO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM ADOLESCENTES A QUEM É ATRIBUÍDO ATO INFRACIONAL. A PARTIR DA PROTEÇÃO INTEGRAL DISPOSTA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E DA PESQUISA SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PSICOSSOCIAIS ESPECIAIS DA ADOLESCÊNCIA QUE LEVA A ENTENDER QUE OS ADOLESCENTES PASSAM POR UMA FASE DE EXPERIÊNCIA DO QUE PODEM E O QUE NÃO PODEM FAZER NA TENTATIVA DE ENQUADRAMENTO NO SOCIAL, DE COMO LIDAR COM SEUS DESEJOS E ATÉ ONDE PERMITIR SUA REALIZAÇÃO. ESTAS CONDUTAS OUSADAS, AGRESSIVAS E ATÉ, ÀS VEZES, VIOLENTAS, NÃO SÃO SENÃO EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS. A REPRESSÃO DESSAS CONDUTAS PERTURBARIA O OBJETIVO EDUCACIONAL. UMA SISTEMATIZAÇÃO DO PROCEDIMENTO DA MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, ASSIM COMO DE SUA EXPERIÊNCIA INTERNACIONAL, PERMITE DESENVOLVER AS TÉCNICAS QUE POSSAM PRODUZIR OS EFEITOS REFLEXIVOS E SOCIOEDUCATIVOS DESEJADOS. COMO CONCLUSÃO DESTA DISSERTAÇÃO, ENTENDE-SE QUE É O SISTEMA JUDICIAL QUEM LHE ATRIBUI O ATO INFRACIONAL. ELES SÃO ADOLESCENTES, SOMENTE ESSA É SUA IDENTIDADE, A DE INFRATOR LHE É DADA ERRONEAMENTE. COMO FORMA DE ATENDER A ESSAS CARACTERÍSTICAS ESPECIAIS, APRESENTA-SE UM MODELO DE PROCEDIMENTO DE MEDIAÇÃO A SER IMPLEMENTADO NAS VARAS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE NO BRASIL, QUE, SEGUNDO O DISPOSTO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, ACOLHA O ADOLESCENTE E SUAS NECESSIDADES PRÓPRIAS DE SUJEITO EM DESENVOLVIMENTO, PERMITINDO-LHE ELABORAR SUA EXPERIÊNCIA PARA A TRANSFORMAR POSITIVAMENTE. ANALISADAS AS REALIDADES DAS VARAS DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, DESPRENDE-SE QUE TANTO NO MINISTÉRIO PÚBLICO QUANTO NO JUDICIÁRIO PASSAM A EXERCER CARGOS DENTRO DESTAS VARAS PROFISSIONAIS QUE NÃO RECEBEM FORMAÇÃO NEM TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA ACOLHER, PARA SABER TRABALHAR COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, NEM SE TOMA EM CONTA UMA NECESSÁRIA E ESPECIAL SENSIBILIDADE PARA ISSO. O ESTADO, INTRODUZINDO A MEDIAÇÃO, PODERIA AUXILIAR O ADOLESCENTE NO ATENDIMENTO DE SUAS NECESSIDADES DE CONSTITUIR-SE COMO SUJEITO E A TOMAR CONSCIÊNCIA DE SUA SITUAÇÃO PARA DEIXAR DE SER OBJETO DA DEPENDENCIA E PRODUZIR O EFEITO DESEJADO NA CONQUISTA DE SEUS DIREITOS, TRANSFORMANDO O ATO INFRACIONAL EM EXPERIÊNCIA VITAL QUE CONTRIBUA À SUA EMANCIPAÇÃO. | pt_BR |
dc.format.extent | 740773 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA | pt_BR |
dc.subject | ATO INFRACIONAL | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | MEDIAÇÃO DE CONFLITOS | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | A MEDIAÇÃO DE CONFLITOS COM ADOLESCENTES AUTORES DE ATO INFRACIONAL | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools