Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1377
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLEBEDEFF, Tatiana Bolivarpt_BR
dc.contributor.authorBIASIN, Vera Luciapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:27Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:27Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1377-
dc.descriptionUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE UMA ATIVIDADE EDUCATIVA DE INCLUSÃO DIGITAL PODE PROPORCIONAR AO PROCESSO DE (RE)INSERÇÃO SOCIAL AOS ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA (MSE) DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE NA UNIDADE DA FUNDAÇÃO ESTADUAL DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO DE PASSO FUNDO. PARA ISSO, ACOMPANHAMOS UM GRUPO DE SEIS ADOLESCENTES INTERNADOS NO CENTRO DE ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO DE PASSO FUNDO, QUE PARTICIPARAM DE ENCONTROS SEMANAIS, POR UM PERÍODO DE TRÊS MESES, NO PROJETO MUTIRÃO PELA INCLUSÃO DIGITAL, NO LABORATÓRIO CENTRAL DE INFORMÁTICA DA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO. OS DADOS PARA ANÁLISE FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE OBSERVAÇÕES FEITAS NO DECORRER DOS ENCONTROS, DE ENTREVISTAS INDIVIDUAIS, DE UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO ON-LINE E DA REALIZAÇÃO ESTUDOS DE CASO COM QUATRO ADOLESCENTES PARTICIPANTES DA PESQUISA. CONSIDERAMOS PARA A ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS AS CONTRIBUIÇÕES DOS AUTORES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, CONSIDERANDO-SE O PROCESSO COMPLEXO, DIALÉTICO E MULTIFACETADO DA EXCLUSÃO SOCIAL E SUAS REPERCUSSÕES NA SUBJETIVIDADE E DESENVOLVIMENTO DO SUJEITO. PELO ENCAMINHAMENTO DADO À INVESTIGAÇÃO FEITA, CONCLUÍMOS QUE A ATIVIDADE DE INCLUSÃO DIGITAL, ANALISADA NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA, ONDE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PROPORCIONAM A PARTICIPAÇÃO DEMOCRÁTICA DE TODOS OS INTEGRANTES DESSA REDE, POR SER INOVADORA E TAMBÉM POR SER REALIZADA FORA DO CASE, NUM AMBIENTE ACADÊMICO, POSSIBILITA AO JOVEM EM CUMPRIMENTO DA MSE DE INTERNAÇÃO NOVAS FORMAS DE INFORMAÇÃO, COMUNICAÇÃO, INTERAÇÃO, CONTRIBUINDO PARA SUA FORMAÇÃO E PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. VERIFICAMOS O EMPENHO E O INTERESSE DOS ADOLESCENTES NA ATIVIDADE REALIZADA, O QUE CONTRIBUIU POSITIVAMENTE EM SUA AUTO-ESTIMA, ESTIMULANDO-OS À AUTONOMIA E POSSIBILITANDO-LHES SE SENTIREM PROTAGONISTAS EM SUA TRAJETÓRIA NESSE PROCESSO DE (RE)INSERÇÃO SOCIAL.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE PASSO FUNDOpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectMEDIDA SÓCIO-EDUCATIVApt_BR
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleUM PROCESSO DE INCLUSÃO DIGITAL NO CONTEXTO DA (RE) INSERÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES PRIVADOS DE LIBERDADEpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools