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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | BAZÍLIO, Luiz Cavalieri | pt_BR |
dc.contributor.author | SILVA, Vania Fernandes E | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RJ | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:26Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:26Z | - |
dc.date.issued | 2000 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2000 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1374 | - |
dc.description | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA DISSERTAÇÃO ESTÁ VINCULADA AO GRUPO DE PESQUISA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO QUE ESTUDA E INVESTIGA QUESTÕES REFERENTES À INFÂNCIA E À ADOLESCÊNCIA, E TEVE POR OBJETIVO REFLETIR SOBRE AS REPRESENTAÇÕES QUE O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI POSSUI EM RELAÇÃO À MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE INTERNAÇÃO EM ESTABELECIMENTO EDUCACIONAL, PREVISTA NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (1990) COMO MEDIDA APLICADA EM ÚLTIMO CASO, MEDIANTE GRAVE AMEAÇA OU VIOLÊNCIA À PESSOA. CONSIDERANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA CRIMINOLOGIA CRÍTICA, BUSCOU-SE DESVELAR A REALIDADE VIVIDA POR ESSES ADOLESCENTES NO INTERIOR DAS INSTITUIÇÕES TOTAIS, ATRAVÉS DE DUAS PRÓPRIAS HISTÓRIAS DE VIDA DENTRO DA ESCOLA JOÃO LUIZ ALVES RELATADAS EM ENTREVISTAS. A PARTIR DA ANÁLISE TEMÁTICA DOS DEPOIMENTOS DESSES JOVENS PÔDE-SE VERIFICAR QUE A INTERNAÇÃO REPRESENTA O REFORÇO DA EXCLUSÃO SOCIAL, NA MEDIDA EM QUE É RATIFICADO O ESTEREÓTIPO DA DELINQUÊNCIA E QUE É EXACERBADO O PROCESSO DE CRIMINALIZAÇÃO DESSA PARCELA DA SOCIEDADE QUE REAGE AO FATO DE NEGAREM-LHE O DIREITO À CIDADANIA. PREVILEGIARAM-SE AS VOZES DOS PROTAGONISTAS DESTE TRABALHO, ESTABELECENDO UM DIÁLOGO ENTRE ELES E GOFFMAN (1996), BUSCOU-SE, TAMBÉM, DESMEMBRAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A DESCRIMINALIZAÇÃO DO JOVEM ESTIGMATIZADO E PARA A CONSTRUÇÃO DE UM EFETIVO TRABALHO DE (RE) INSERÇÃO SOCIAL, BASEADO NO PRINCÍPIO EDUCATIVO E NÃO NO SISTEMA CARCERÁRIO PRESENTE ATÉ OS DIAS ATUAIS, APESAR DE TODA A NORMATIVA NACIONAL E INTERNACIONAL QUE PRECONIZA A GARANTIA DOS DIREITOS HUMANOS. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
dc.subject | MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA | pt_BR |
dc.subject | INTERNATO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | "PERDEU, PASSA TUDO!" : A VIDA DE ADOLESCENTE SOB-MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE INTERNAÇÃO - REINSERÇÃO SOCIAL OU REFORÇO DA EXCLUSÃO" | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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