Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1360
Título: A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EGRESSO DO REGIME DE INTERNAÇÃO SOBRE O PROCESSO DE (RE)INSERÇÃO NA SOCIEDADE
Autor(es): FERNANDES, Angela Viana Machado
NERY, Maria Aparecida
Palavras-chave: ADOLESCENTE;EDUCAÇÃO;RESSOCIALIZAÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: UNESP - ARARAQUARA
Resumo: ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ADOLESCENTES EGRESSOS DA MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE, EM UNIDADE DE INTERNAÇÃO DA FEBEM DE ARARAQUARA, SOBRE O PROCESSO DE (RE)SOCIALIZAÇÃO E SUA (RE)INSERÇÃO NA SOCIEDADE. REALIZADAS AS ENTREVISTAS COM CINCO ADOLESCENTES, NOSSAS ANÁLISES PARTEM DA PERCEPÇÃO DESSE JOVEM CONSIDERANDO-SE, ALÉM DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DOIS OUTROS ASPECTOS: O PRIMEIRO TRATA DE COMPARAR O QUE ESTÁ PREVISTO NAS LEIS, EM ESPECIAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL BRASILEIRA DE 1988 E NA LEI 8069/90 ? ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTES E O QUE TEM SIDO EFETIVADO NO TOCANTE À GARANTIA DE DIREITOS DO ADOLESCENTE AUTOR DE ATO INFRACIONAL; O SEGUNDO ASPECTO REFERE-SE AO QUE ESTÁ DEFINIDO NA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA UNIDADE DE INTERNAÇÃO E O QUE EFETIVAMENTE ACONTECEU NA SUA OPERACIONALIZAÇÃO.O DISCURSO DESSES ADOLESCENTES COTEJADOS COM OS REFERENCIAIS TEÓRICOS E O ARCABOUÇO LEGAL MOSTRARAM QUE NA EXECUÇÃO DA MEDIDA DE INTERNAÇÃO, SOBREPÕE-SE, DE FORMA CONTUNDENTE, O CARÁTER COERCITIVO-PUNITIVO AO SÓCIO-EDUCATIVO. PALAVRAS CHAVES: ADOLESCENTE, ATO INFRACIONAL, RESSOCIALIZAÇÃO, MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVA, INTERNAÇÃO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL, (RE)INSERÇÃO SOCIAL.
Descrição: UNESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS - CAMPUS ARARAQUARA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1360
Outros identificadores: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf576.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador