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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1356
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | VIEIRA, Evaldo Amaro | pt_BR |
dc.contributor.author | AVILA, Alais Ribeiro | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:23Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:23Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1356 | - |
dc.description | FEUSP | pt_BR |
dc.description.abstract | A TESE É UMA PESQUISA EMPÍRICA, DE CUNHO SOCIOLÓGICO-EDUCACIONAL. SEU OBJETIVO É O DE INVESTIGAR, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, HISTÓRIAS DE VIDA E ENTREVISTAS, AS REPRESENTAÇÕES DE TRABALHO DE UM GRUPO DE ADOLESCENTES E JOVENS, EX-INTEGRANTES DO PROJETO ADOLESCENTE, DO CENTRO DE ESTUDOS E PROMOÇÃO SOCIAL (CEPROS), ONG SEDIADA EM GOIÂNIA,GO. PROVINDOS DE UMA SITUAÇÃO DE VIDA ADVERSA AO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL, TAIS ADOLESCENTES FORAM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E VIVERAM ANOS DE SUAS INFÂNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU NAS RUAS, SOBREVIVENDO POR MEIO DE PRÁTICAS CONTRAVENTORAS. OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E DE TRABALHO DESENVOLVIDOS NO PROJETO ADOLESCENTE PERMITIRAM QUE UM NÚMERO EXPRESSIVO DESTES JOVENS PASSASSE A VALORIZAR POSITIVAMENTE O TRABALHO, EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS ANTI-SOCIAIS, ANTERIORMENTE DESENVOLVIDAS NAS RUAS. ESTA MUDANÇA É AQUI ANALISADA SOB O ENFOQUE DA TEORIA LEFEBVRIANA DAS REPRESENTAÇÕES, ENFOQUE ESTE QUE SE ARTICULA COM O CONCEITO DE TRABALHO ENQUANTO DIMENSÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA, EM SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES (MARX, LUKÁCS, MÉSZÁROS). MAS TAMBÉM O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO CONFRONTA-SE COM A NOÇÃO DE TRABALHO ENQUANTO PRODUÇÃO DE MERCADORIA (MARX), NO SENTIDO DE LEVANTAR AS CONTRADIÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, CARACTERIZADO POR REPRESENTAÇÕES, COMO A PRODUÇÃO DE VALOR E MAIS-VALOR. PRETENDE-SE, ASSIM, MOSTRAR A RELAÇÃO ENTRE ANTI-SOCIABILIDADE JUVENIL E O PODER DAS REPRESENTAÇÕES REDUTORAS ACERCA DO TRABALHO, FORJADAS EM UM CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DE EXTREMA PERVERSIDADE EM QUE SE MOVEM CENTENAS DE MILHARES DE JOVENS BRASILEIROS. ASPECTOS DESTE CONTEXTO SÃO TRATADOS NA PRIMEIRA PARTE DESTA INVESTIGAÇÃO, A QUAL FORNECE UM PANORAMA GERAL DAS QUESTÕES CONJUNTURAIS QUE PERMEIAM A IMBRICADA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, COM ÊNFASE NAS QUESTÕES EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE, NO CONTEXTO NACIONAL. A TESE TAMBÉM SE PROPÕE A INDICAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DO ADOLESCENTE INFRATOR, OS QUAIS LHE PERMITIRÃO, POR MEIO DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E DE TRABALHO, CONSTRUIR NOVAS SOCIABILIDADES. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | TRABALHO | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES | pt_BR |
dc.subject | GLOBALIZAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - programas, ações para adolescentes pobres | pt_BR |
dc.title | O OLHO DA RUA. As representações de trabalho de adolescentes: uma fábrica de calçados | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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