Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1356
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVIEIRA, Evaldo Amaropt_BR
dc.contributor.authorAVILA, Alais Ribeiropt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:23Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:23Z-
dc.date.issued2002pt_BR
dc.date.submitted2002pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1356-
dc.descriptionFEUSPpt_BR
dc.description.abstractA TESE É UMA PESQUISA EMPÍRICA, DE CUNHO SOCIOLÓGICO-EDUCACIONAL. SEU OBJETIVO É O DE INVESTIGAR, POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, HISTÓRIAS DE VIDA E ENTREVISTAS, AS REPRESENTAÇÕES DE TRABALHO DE UM GRUPO DE ADOLESCENTES E JOVENS, EX-INTEGRANTES DO PROJETO ADOLESCENTE, DO CENTRO DE ESTUDOS E PROMOÇÃO SOCIAL (CEPROS), ONG SEDIADA EM GOIÂNIA,GO. PROVINDOS DE UMA SITUAÇÃO DE VIDA ADVERSA AO SEU DESENVOLVIMENTO PESSOAL E SOCIAL, TAIS ADOLESCENTES FORAM VÍTIMAS DA VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E VIVERAM ANOS DE SUAS INFÂNCIAS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS OU NAS RUAS, SOBREVIVENDO POR MEIO DE PRÁTICAS CONTRAVENTORAS. OS PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E DE TRABALHO DESENVOLVIDOS NO PROJETO ADOLESCENTE PERMITIRAM QUE UM NÚMERO EXPRESSIVO DESTES JOVENS PASSASSE A VALORIZAR POSITIVAMENTE O TRABALHO, EM DETRIMENTO DAS PRÁTICAS ANTI-SOCIAIS, ANTERIORMENTE DESENVOLVIDAS NAS RUAS. ESTA MUDANÇA É AQUI ANALISADA SOB O ENFOQUE DA TEORIA LEFEBVRIANA DAS REPRESENTAÇÕES, ENFOQUE ESTE QUE SE ARTICULA COM O CONCEITO DE TRABALHO ENQUANTO DIMENSÃO DA EXISTÊNCIA HUMANA, EM SUAS MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES (MARX, LUKÁCS, MÉSZÁROS). MAS TAMBÉM O CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO CONFRONTA-SE COM A NOÇÃO DE TRABALHO ENQUANTO PRODUÇÃO DE MERCADORIA (MARX), NO SENTIDO DE LEVANTAR AS CONTRADIÇÕES DO MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA, CARACTERIZADO POR REPRESENTAÇÕES, COMO A PRODUÇÃO DE VALOR E MAIS-VALOR. PRETENDE-SE, ASSIM, MOSTRAR A RELAÇÃO ENTRE ANTI-SOCIABILIDADE JUVENIL E O PODER DAS REPRESENTAÇÕES REDUTORAS ACERCA DO TRABALHO, FORJADAS EM UM CONTEXTO SÓCIO-ECONÔMICO DE EXTREMA PERVERSIDADE EM QUE SE MOVEM CENTENAS DE MILHARES DE JOVENS BRASILEIROS. ASPECTOS DESTE CONTEXTO SÃO TRATADOS NA PRIMEIRA PARTE DESTA INVESTIGAÇÃO, A QUAL FORNECE UM PANORAMA GERAL DAS QUESTÕES CONJUNTURAIS QUE PERMEIAM A IMBRICADA RELAÇÃO EXISTENTE ENTRE ADOLESCÊNCIA, EDUCAÇÃO E TRABALHO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, COM ÊNFASE NAS QUESTÕES EDUCACIONAIS E DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ADOLESCENTE, NO CONTEXTO NACIONAL. A TESE TAMBÉM SE PROPÕE A INDICAR POSSÍVEIS CAMINHOS PARA A SUPERAÇÃO DA PROBLEMÁTICA DO ADOLESCENTE INFRATOR, OS QUAIS LHE PERMITIRÃO, POR MEIO DE PROCESSOS DE EDUCAÇÃO E DE TRABALHO, CONSTRUIR NOVAS SOCIABILIDADES.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectTRABALHOpt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÕESpt_BR
dc.subjectGLOBALIZAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - programas, ações para adolescentes pobrespt_BR
dc.titleO OLHO DA RUA. As representações de trabalho de adolescentes: uma fábrica de calçadospt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools