Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1352
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDIÓGENES, Gloria Maria Dos Santospt_BR
dc.contributor.authorFREITAS, Rilda Bezerra Dept_BR
dc.coverage.spatialCEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:22Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:22Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1352-
dc.descriptionUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO ELABORA UMA ETNOGRAFIA DO CENTRO EDUCACIONAL SÃO MIGUEL -UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA DA EXTINTA FUNDAÇÃO DO BEM-ESTAR DO MENOR FEBEMCE, ATUALMENTE SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, PARA ONDE SÃO ENCAMINHADOS ADOLESCENTES PARA CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA POR PRÁTICA INFRACIONAL GRAVE E MODERADA: FURTOS, ASSALTOS, ESTUPROS, HOMICÍDIOS, LATROCÍNIOS, LESÕES CORPORAIS, ETC. O REFERIDO TRABALHO ESTÁ BASEADO EM PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE O ANO DE 2001,2002 E INÍCIO DE 2003, EM FORTALEZA, CEARÁ. SEGUINDO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, FORAM DESCRITOS OS DIVERSOS ESPAÇOS E NARRADOS, AO MESMO TEMPO, FATOS E ACONTECIMENTOS VIVIDOS PELOS JOVENS NO INTERNATO. DESCRIÇÕES E NARRATIVAS QUE OBJETIVAM A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS ENTRE OS ADOLESCENTES INTERNOS. APONTANDO DETALHES APARENTEMENTE INSIGNIFICANTES, ESTA INVESTIGAÇÃO APRESENTA UM SISTEMA DE CÓDIGOS, SÍMBOLOS E VALORES LIGADOS À HONRA, CORAGEM E VINGANÇA, ENQUANTO REFERENTES CULTURAIS QUE PRESIDEM A DINÂMICA DO INTERNATO. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM PARA UMA "ORDENAÇÃO" BASEADA NUMA REDE DE SOCIABILIDADE QUE NO SÃO MIGUEL FUNCIONA COMO NÚCLEO CAPAZ DE MOBILIZAR EXPERIÊNCIAS, ACONTECIMENTOS E INSTITUIR " PODER - LIDERANÇA" ENTRE OS JOVENS EM CONFLITO COM A LEI. O ESPAÇO DO SÃO MIGUEL É TAMBÉM HABITADO POR SUBJETIVIDADES, NAS QUAIS GESTOS DE COMPANHEIRISMO OU PARCERIA SÃO COMUNS COTIDIANAMENTE, DENTRO DE UMA DINÂMICA QUE ENVOLVE RELAÇÕES DE FIDELIDADE, TRAPAÇA, MANDO-SUBMISSÃO, CUMPLICIDADE, SOLIDARIEDADE, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE LEIS PRÓPRIAS E DE UM SISTEMA DE CASTIGOS FABRICADOS E CUMPRIDOS DE FORMA RÍGIDA. NESTA PESQUISA NÃO OBJETIVOU-SE APENAS CARTOGRAFAR O CENTRO EDUCACIONAL SÃO MIGUEL, MAS TAMBÉM COLOCAR O LEITOR EM CONTATO COM UM INSTIGANTE UNIVERSO DE SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E DE ALGUM MODO, RELACIONADO AOS SEUS ESPAÇOS : OFICINAS DE TRABALHO, SALAS DE AULA, QUADRA ESPORTIVA, DORMITÓRIOS E COM CADA GESTO, POSTURA, LINGUAGEM, GÍRIA, CORPO, TATUAGEM, HISTÓRIAS, ENFIM.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁpt_BR
dc.subjectJUVENTUDEpt_BR
dc.subjectHONRA E VIOLÊNCIApt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleCÓDIGOS DE HONRA: O COTIDIANO DOS JOVENS INTERNOS NO SÃO MIGUELpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools