Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1352
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DIÓGENES, Gloria Maria Dos Santos | pt_BR |
dc.contributor.author | FREITAS, Rilda Bezerra De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | CE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:22Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:22Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1352 | - |
dc.description | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE ESTUDO ELABORA UMA ETNOGRAFIA DO CENTRO EDUCACIONAL SÃO MIGUEL -UNIDADE DE INTERNAÇÃO MASCULINA DA EXTINTA FUNDAÇÃO DO BEM-ESTAR DO MENOR FEBEMCE, ATUALMENTE SECRETARIA DE AÇÃO SOCIAL, PARA ONDE SÃO ENCAMINHADOS ADOLESCENTES PARA CUMPRIMENTO DE MEDIDA SOCIOEDUCATIVA POR PRÁTICA INFRACIONAL GRAVE E MODERADA: FURTOS, ASSALTOS, ESTUPROS, HOMICÍDIOS, LATROCÍNIOS, LESÕES CORPORAIS, ETC. O REFERIDO TRABALHO ESTÁ BASEADO EM PESQUISA DESENVOLVIDA DURANTE O ANO DE 2001,2002 E INÍCIO DE 2003, EM FORTALEZA, CEARÁ. SEGUINDO O MÉTODO ETNOGRÁFICO, FORAM DESCRITOS OS DIVERSOS ESPAÇOS E NARRADOS, AO MESMO TEMPO, FATOS E ACONTECIMENTOS VIVIDOS PELOS JOVENS NO INTERNATO. DESCRIÇÕES E NARRATIVAS QUE OBJETIVAM A COMPREENSÃO DAS RELAÇÕES CONSTRUÍDAS ENTRE OS ADOLESCENTES INTERNOS. APONTANDO DETALHES APARENTEMENTE INSIGNIFICANTES, ESTA INVESTIGAÇÃO APRESENTA UM SISTEMA DE CÓDIGOS, SÍMBOLOS E VALORES LIGADOS À HONRA, CORAGEM E VINGANÇA, ENQUANTO REFERENTES CULTURAIS QUE PRESIDEM A DINÂMICA DO INTERNATO. OS RESULTADOS DESTE ESTUDO APONTAM PARA UMA "ORDENAÇÃO" BASEADA NUMA REDE DE SOCIABILIDADE QUE NO SÃO MIGUEL FUNCIONA COMO NÚCLEO CAPAZ DE MOBILIZAR EXPERIÊNCIAS, ACONTECIMENTOS E INSTITUIR " PODER - LIDERANÇA" ENTRE OS JOVENS EM CONFLITO COM A LEI. O ESPAÇO DO SÃO MIGUEL É TAMBÉM HABITADO POR SUBJETIVIDADES, NAS QUAIS GESTOS DE COMPANHEIRISMO OU PARCERIA SÃO COMUNS COTIDIANAMENTE, DENTRO DE UMA DINÂMICA QUE ENVOLVE RELAÇÕES DE FIDELIDADE, TRAPAÇA, MANDO-SUBMISSÃO, CUMPLICIDADE, SOLIDARIEDADE, A PARTIR DA CONSTRUÇÃO DE LEIS PRÓPRIAS E DE UM SISTEMA DE CASTIGOS FABRICADOS E CUMPRIDOS DE FORMA RÍGIDA. NESTA PESQUISA NÃO OBJETIVOU-SE APENAS CARTOGRAFAR O CENTRO EDUCACIONAL SÃO MIGUEL, MAS TAMBÉM COLOCAR O LEITOR EM CONTATO COM UM INSTIGANTE UNIVERSO DE SIGNIFICADOS CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E DE ALGUM MODO, RELACIONADO AOS SEUS ESPAÇOS : OFICINAS DE TRABALHO, SALAS DE AULA, QUADRA ESPORTIVA, DORMITÓRIOS E COM CADA GESTO, POSTURA, LINGUAGEM, GÍRIA, CORPO, TATUAGEM, HISTÓRIAS, ENFIM. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | pt_BR |
dc.subject | JUVENTUDE | pt_BR |
dc.subject | HONRA E VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | CÓDIGOS DE HONRA: O COTIDIANO DOS JOVENS INTERNOS NO SÃO MIGUEL | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools