Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1351
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANTUNES, Mitsuko Aparecida Makino | pt_BR |
dc.contributor.author | MELLO, André Da Silva | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:22Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:22Z | - |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.date.submitted | 1999 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1351 | - |
dc.description | PUC/SP | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR SE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE UTILIZOU A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA EM INTERNOS DA FEBEM. A CONSCIÊNCIA FOI AQUI TRATADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, NO QUAL OS PRESSUPOSTOS DE PAULO FREIRE SOBRE EDUCAÇÃO SERVIRAM COMO REFERÊNCIA. PARA TAL PROPÓSITO, FORAM REALIZADOS OITO ENCONTROS, NOS QUAIS TRABALHAMOS OS ASPECTOS MOTORES E ANALIZAMOS E DISCUTIMOS ALGUMAS MÚSICAS DE CAPOEIRA. ESSAS DISCUSSÕES FORAM REGISTRADAS PARA UMA POSTERIOR ANÁLISE, AS OBSERVAÇÕES TAMBÉM CONSTITUIRAM-SE EM DADOS DE PESQUISA. DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, REFERENDADOS PELA OPÇÃO TEÓRICA ADOTADA, CHEGAMOS AS SEGUINTES CONCLUSÕES: 1) NÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, É NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA MAIS PROLONGADO, ONDE A PRAXIS DOS ALUNOS, OU SEJA, SUAS AÇÕES E REFLEXÕES, POSSAM SER OBSERVADAS. 2) MESMO NÃO CONSTANDO O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA, ESTA PESQUISA EXPLICOU DOIS ASPECTOS IMPORTANTES RELATIVOS A ESSA QUESTÃO E QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA FUTUROS TRABALHOS, SÃO ELES: A DUALIDADE E A OPRESSÃO PRESENTE NA CONSCIÊNCIA DOS SUJEITOS. ESTES ASPECTOS INIBEM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. 3) A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA CAPOEIRA, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, EM TRABALHOS QUE VISEM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. A PARTIR DA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE LETRAS DE MÚSICAS, IMPORTANTES TEMAS RELACIONADOS À CIDADANIA FORAM RELEVADOS, COMO: RACISMO, PRECONCEITO E EDUCAÇÃO. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | FEBEM | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | CAPOEIRA PARA ADOLESCENTES INTERNOS NA FEBEM: UM ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools