Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1351
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorANTUNES, Mitsuko Aparecida Makinopt_BR
dc.contributor.authorMELLO, André Da Silvapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:22Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:22Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1351-
dc.descriptionPUC/SPpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR SE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, QUE UTILIZOU A CAPOEIRA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO, CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA EM INTERNOS DA FEBEM. A CONSCIÊNCIA FOI AQUI TRATADA NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL, NO QUAL OS PRESSUPOSTOS DE PAULO FREIRE SOBRE EDUCAÇÃO SERVIRAM COMO REFERÊNCIA. PARA TAL PROPÓSITO, FORAM REALIZADOS OITO ENCONTROS, NOS QUAIS TRABALHAMOS OS ASPECTOS MOTORES E ANALIZAMOS E DISCUTIMOS ALGUMAS MÚSICAS DE CAPOEIRA. ESSAS DISCUSSÕES FORAM REGISTRADAS PARA UMA POSTERIOR ANÁLISE, AS OBSERVAÇÕES TAMBÉM CONSTITUIRAM-SE EM DADOS DE PESQUISA. DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, REFERENDADOS PELA OPÇÃO TEÓRICA ADOTADA, CHEGAMOS AS SEGUINTES CONCLUSÕES: 1) NÃO FOI POSSÍVEL CONSTATAR O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. PARA QUE ISSO ACONTEÇA, É NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE UM PROGRAMA MAIS PROLONGADO, ONDE A PRAXIS DOS ALUNOS, OU SEJA, SUAS AÇÕES E REFLEXÕES, POSSAM SER OBSERVADAS. 2) MESMO NÃO CONSTANDO O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA, ESTA PESQUISA EXPLICOU DOIS ASPECTOS IMPORTANTES RELATIVOS A ESSA QUESTÃO E QUE PODERÃO CONTRIBUIR PARA FUTUROS TRABALHOS, SÃO ELES: A DUALIDADE E A OPRESSÃO PRESENTE NA CONSCIÊNCIA DOS SUJEITOS. ESTES ASPECTOS INIBEM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. 3) A VIABILIDADE DA UTILIZAÇÃO DA CAPOEIRA, COMO RECURSO PEDAGÓGICO, EM TRABALHOS QUE VISEM O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA. A PARTIR DA ANÁLISE E DISCUSSÃO DE LETRAS DE MÚSICAS, IMPORTANTES TEMAS RELACIONADOS À CIDADANIA FORAM RELEVADOS, COMO: RACISMO, PRECONCEITO E EDUCAÇÃO.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherPONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULOpt_BR
dc.subjectADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectFEBEMpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleCAPOEIRA PARA ADOLESCENTES INTERNOS NA FEBEM: UM ESTUDO SOBRE A CONSCIÊNCIApt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools