Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1346
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFISCHER, Nilton Buenopt_BR
dc.contributor.authorRAMOS, Nara Vieirapt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:21Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:21Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierDoutoradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1346-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.description.abstractESTA TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO RETROSPECTIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ESCOLA ABERTA, PARA A VIDA DOS JOVENS EGRESSOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM QUATORZE JOVENS, QUE DURANTE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ESTIVERAM EM SITUAÇÃO DE RUA E FIZERAM PARTE DESSA ESCOLA. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E CATEGORIZADOS, DEMONSTRANDO QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA ESCOLA ABERTA TEM PRESENTE EM SUA PRÁTICA A ESCUTA, O DIÁLOGO, O AFETO E O CUIDADO. ALÉM DISSO, FOI CUIDADORA, REFERÊNCIA, FORMADORA, EDUCOU DE FORMA INTEGRAL, NÃO FICANDO SOMENTE NA ESCOLARIZAÇÃO. NO ENTANTO, NÃO CONSEGUIU DAR CONTA DA EVASÃO E DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR ESTES JOVENS, UMA VEZ QUE AINDA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. ESTES RESULTADOS REVELAM A NECESSIDADE DE UMA REDE DE ATENDIMENTO, QUE SEJA DISPONIBILIZADA PELO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL, PARA DAR PROTEÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E, TAMBÉM DE SUAS FAMÍLIAS, FORTALECENDO ASSIM SUAS BASES DE APOIO PARA QUE ELES POSSAM PERMANECER E TER SUCESSO NA ESCOLA.pt_BR
dc.format.extent1135175 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SULpt_BR
dc.subjectCRIANÇASpt_BR
dc.subjectADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectJOVENSpt_BR
dc.subjectESCOLA ABERTApt_BR
dc.subjectSITUAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na ruapt_BR
dc.titleO SIGNIFICADO DA ESCOLA ABERTA PARA JOVENS EGRESSOS: CONTINUUM DE EXPERIÊNCIAS, UM ENSINAR A SERpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools