Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1346
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | FISCHER, Nilton Bueno | pt_BR |
dc.contributor.author | RAMOS, Nara Vieira | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:21Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:21Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1346 | - |
dc.description | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTA TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO RETROSPECTIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ESCOLA ABERTA, PARA A VIDA DOS JOVENS EGRESSOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM QUATORZE JOVENS, QUE DURANTE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ESTIVERAM EM SITUAÇÃO DE RUA E FIZERAM PARTE DESSA ESCOLA. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E CATEGORIZADOS, DEMONSTRANDO QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA ESCOLA ABERTA TEM PRESENTE EM SUA PRÁTICA A ESCUTA, O DIÁLOGO, O AFETO E O CUIDADO. ALÉM DISSO, FOI CUIDADORA, REFERÊNCIA, FORMADORA, EDUCOU DE FORMA INTEGRAL, NÃO FICANDO SOMENTE NA ESCOLARIZAÇÃO. NO ENTANTO, NÃO CONSEGUIU DAR CONTA DA EVASÃO E DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR ESTES JOVENS, UMA VEZ QUE AINDA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. ESTES RESULTADOS REVELAM A NECESSIDADE DE UMA REDE DE ATENDIMENTO, QUE SEJA DISPONIBILIZADA PELO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL, PARA DAR PROTEÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E, TAMBÉM DE SUAS FAMÍLIAS, FORTALECENDO ASSIM SUAS BASES DE APOIO PARA QUE ELES POSSAM PERMANECER E TER SUCESSO NA ESCOLA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1135175 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL | pt_BR |
dc.subject | CRIANÇAS | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTES | pt_BR |
dc.subject | JOVENS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA ABERTA | pt_BR |
dc.subject | SITUAÇÃO | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Crianças e adolescentes de/na rua | pt_BR |
dc.title | O SIGNIFICADO DA ESCOLA ABERTA PARA JOVENS EGRESSOS: CONTINUUM DE EXPERIÊNCIAS, UM ENSINAR A SER | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools