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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1346
Title: | O SIGNIFICADO DA ESCOLA ABERTA PARA JOVENS EGRESSOS: CONTINUUM DE EXPERIÊNCIAS, UM ENSINAR A SER |
Authors: | FISCHER, Nilton Bueno RAMOS, Nara Vieira |
Keywords: | CRIANÇAS;ADOLESCENTES;JOVENS;ESCOLA ABERTA;SITUAÇÃO |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL |
Abstract: | ESTA TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO RETROSPECTIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ESCOLA ABERTA, PARA A VIDA DOS JOVENS EGRESSOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM QUATORZE JOVENS, QUE DURANTE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ESTIVERAM EM SITUAÇÃO DE RUA E FIZERAM PARTE DESSA ESCOLA. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E CATEGORIZADOS, DEMONSTRANDO QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA ESCOLA ABERTA TEM PRESENTE EM SUA PRÁTICA A ESCUTA, O DIÁLOGO, O AFETO E O CUIDADO. ALÉM DISSO, FOI CUIDADORA, REFERÊNCIA, FORMADORA, EDUCOU DE FORMA INTEGRAL, NÃO FICANDO SOMENTE NA ESCOLARIZAÇÃO. NO ENTANTO, NÃO CONSEGUIU DAR CONTA DA EVASÃO E DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR ESTES JOVENS, UMA VEZ QUE AINDA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. ESTES RESULTADOS REVELAM A NECESSIDADE DE UMA REDE DE ATENDIMENTO, QUE SEJA DISPONIBILIZADA PELO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL, PARA DAR PROTEÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E, TAMBÉM DE SUAS FAMÍLIAS, FORTALECENDO ASSIM SUAS BASES DE APOIO PARA QUE ELES POSSAM PERMANECER E TER SUCESSO NA ESCOLA. |
Description: | BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1346 |
Other Identifiers: | Doutorado EDUCAÇÃO EXCLUSIVO |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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