Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1346
Title: O SIGNIFICADO DA ESCOLA ABERTA PARA JOVENS EGRESSOS: CONTINUUM DE EXPERIÊNCIAS, UM ENSINAR A SER
Authors: FISCHER, Nilton Bueno
RAMOS, Nara Vieira
Keywords: CRIANÇAS;ADOLESCENTES;JOVENS;ESCOLA ABERTA;SITUAÇÃO
Issue Date: 2004
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Abstract: ESTA TESE APRESENTA UM ESTUDO DE CASO RETROSPECTIVO SOBRE A INFLUÊNCIA DA PROPOSTA PEDAGÓGICA, ESCOLA ABERTA, PARA A VIDA DOS JOVENS EGRESSOS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS INDIVIDUAIS COM QUATORZE JOVENS, QUE DURANTE A INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ESTIVERAM EM SITUAÇÃO DE RUA E FIZERAM PARTE DESSA ESCOLA. OS RESULTADOS FORAM ANALISADOS E CATEGORIZADOS, DEMONSTRANDO QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA ESCOLA ABERTA TEM PRESENTE EM SUA PRÁTICA A ESCUTA, O DIÁLOGO, O AFETO E O CUIDADO. ALÉM DISSO, FOI CUIDADORA, REFERÊNCIA, FORMADORA, EDUCOU DE FORMA INTEGRAL, NÃO FICANDO SOMENTE NA ESCOLARIZAÇÃO. NO ENTANTO, NÃO CONSEGUIU DAR CONTA DA EVASÃO E DOS PROBLEMAS VIVENCIADOS POR ESTES JOVENS, UMA VEZ QUE AINDA ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RUA. ESTES RESULTADOS REVELAM A NECESSIDADE DE UMA REDE DE ATENDIMENTO, QUE SEJA DISPONIBILIZADA PELO PODER PÚBLICO E SOCIEDADE CIVIL, PARA DAR PROTEÇÃO ÀS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS, ADOLESCENTES, JOVENS E, TAMBÉM DE SUAS FAMÍLIAS, FORTALECENDO ASSIM SUAS BASES DE APOIO PARA QUE ELES POSSAM PERMANECER E TER SUCESSO NA ESCOLA.
Description: BIBLIOTECA SETORIAL DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1346
Other Identifiers: Doutorado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools