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Title: VIOLÊNCIA PELA E PARA A ADOLESCÊNCIA: PELO OLHAR DE ADOLESCENTES EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA
Authors: MEDEIROS, Maria Deusa De
MENESES, Keyla Da Silva
Keywords: VIOLÊNCIA;ADOLESCÊNCIA;EXCLUSÃO;MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS
Issue Date: 2006
Publisher: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA/JOÃO PESSOA
Abstract: A produção que se segue procurou contextualizar as experiências com práticas de violência entre jovens em conflito com a lei (adolescentes privados de liberdade em cumprimento de medida sócio-educativa), seja na sua vida anterior a prática do ato infracional, como também, a consciência destes em relação à própria prática (ou não) de violência perante a realização da infração cometida. Procurou ainda, apreender qual o conceito básico destes adolescentes perante o significado da palavra violência, assim como, questioná-los se o cumprimento da medida sócio-educativa (seja ela de internação ou de semiliberdade) tem os ajudado a trabalhar a temática tratada. Violência pela e para a adolescência foi a expressão mais próxima de vinculação entre a abordagem teórica adotada e os dados (mesmo que incompletos) da pesquisa, sobretudo quando observamos, através dos relatos dos jovens entrevistados a série de exclusões sociais a que foram submetidos ao longo da vida, até encontrarem na prática da violência (ainda que não assumida e/ou entendida por todos) uma saída para continuarem sobrevivendo perante às diversas exigências sociais. Encontramos principalmente em WESTPHAL, TRINDADE, MINAYO, ANTONI & KOLLER, CASTRO, PERALVA, PAIVA, SANTOS, ARPINI, ZALUAR, VOLPI, ALVES, PAIM e OSÓRIO, ferramentas para a exploração das nuances da violência, procuramos então, caracterizá-la em diversos ângulos dando uma visão generalizada do fenômeno pesquisado. Buscando, desta forma, desmistificá-la no universo de relações que nossos jovens vivem na atualidade. Com também, trouxemos ao debate a questão da violência institucional, tentando mostrar como historicamente a infância e a adolescência menos privilegiada foram sendo relegadas às instituições de tutela e controle, quando na realidade deveriam ser contempladas por políticas públicas que lhes proporcionassem condições eqüitativas de desenvolvimento. Ampliamos a discussão lembrando o quanto às relações parentais são importantes na construção da cidadania e o quanto prejudiciais estas relações podem ser quando escondem relações de maus tratos e abusos. Chamamos ainda a atenção dos profissionais de diversas áreas e instituições para sua parcela de contribuição neste sentido, sobretudo para fazer valer o que promulgam as políticas públicas para a infância e a adolescência. Encerramos a discussão com a apresentação das medidas sócio-educativas e os dados referentes à pesquisa com os jovens, dando voz aos discursos com suas experiências singulares, mas como reflexo das políticas que a eles estão disponíveis.
Description: BIBLIOTECA DA UFPB/BIBLIOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1335
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
EXCLUSIVO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

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