Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1321
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GONSALVES, Elisa Pereira | pt_BR |
dc.contributor.author | LOPES, Osvaldo Tadeu | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:17Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:17Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2004 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1321 | - |
dc.description | BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCAR | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO DE PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA EXPERIMENTAL CASA DAS MANGUEIRAS, UMA ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL) FUNDADA EM 1973, E QUE SE TORNOU PIONEIRA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI O DE COMPREENDER A LÓGICA QUE MOVIMENTA E DÁ SENTIDO À AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DA CASA BEM COMO SE DÁ O PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DA VIDA DOS ADOLESCENTES E DAS ADOLESCENTES QUE VIVENCIAM ESSA EXPERIÊNCIA. O MATERIAL EMPÍRICO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MERGULHO DO PESQUISADOR NO COTIDIANO DA ONG; DE ENTREVISTA REALIZADA COM OS FUNDADORES DA ONG, A FIM DE RESGATAR A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO; E DE ENTREVISTA REALIZADA COM UM ADOLESCENTE E UMA ADOLESCENTE QUE REORGANIZARAM SUAS VIDAS, ESCAPANDO DA MARGINALIDADE. OS DADOS CONSTRUÍDOS JUNTO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ANALISADOS A PARTIR DO ?PARADIGMA INDICIÁRIO? DE GINZBURG; DO CONCEITO DE ?APRENDÊNCIA?, DE ASSMAN QUE NÃO SEPARA O PROCESSO COGNITIVO DO PROCESSO VITAL; E DO CONCEITO DE ORDEM/DESORDEM DE BALANDIER E MORIN E O TRABALHO COM AS INCERTEZAS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESPIRITUALIDADE É UM IMPORTANTE ELEMENTO NORTEADOR DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS EDUCADORES E QUE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELA ONG É INOVADORA, DEVIDO AO MERGULHO DESSES NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUA, PELA INCORPORAÇÃO DA DESORDEM NO SEU FAZER PEDAGÓGICO E ABERTURA PARA A REALIDADE E AS INCERTEZAS QUE ELA COMPORTA. | pt_BR |
dc.format.extent | 1143569 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS | pt_BR |
dc.subject | PARADIGMA INDICIÁRIO | pt_BR |
dc.subject | APRENDÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | ORDEM/DESORDEM | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | CASA DAS MANGUEIRAS: ESPAÇO DE APRENDÊNCIA NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools