Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1321
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGONSALVES, Elisa Pereirapt_BR
dc.contributor.authorLOPES, Osvaldo Tadeupt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:17Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:17Z-
dc.date.issued2004pt_BR
dc.date.submitted2004pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1321-
dc.descriptionBIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCARpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO DE PESQUISA É UM ESTUDO DE CASO REALIZADO NA ESCOLA EXPERIMENTAL CASA DAS MANGUEIRAS, UMA ONG (ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL) FUNDADA EM 1973, E QUE SE TORNOU PIONEIRA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ADOLESCENTES DE 12 A 17 ANOS, AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI O DE COMPREENDER A LÓGICA QUE MOVIMENTA E DÁ SENTIDO À AÇÃO PEDAGÓGICA DOS EDUCADORES DA CASA BEM COMO SE DÁ O PROCESSO DE REORGANIZAÇÃO DA VIDA DOS ADOLESCENTES E DAS ADOLESCENTES QUE VIVENCIAM ESSA EXPERIÊNCIA. O MATERIAL EMPÍRICO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DE UM MERGULHO DO PESQUISADOR NO COTIDIANO DA ONG; DE ENTREVISTA REALIZADA COM OS FUNDADORES DA ONG, A FIM DE RESGATAR A HISTÓRIA DA INSTITUIÇÃO; E DE ENTREVISTA REALIZADA COM UM ADOLESCENTE E UMA ADOLESCENTE QUE REORGANIZARAM SUAS VIDAS, ESCAPANDO DA MARGINALIDADE. OS DADOS CONSTRUÍDOS JUNTO COM OS SUJEITOS DA PESQUISA FORAM ANALISADOS A PARTIR DO ?PARADIGMA INDICIÁRIO? DE GINZBURG; DO CONCEITO DE ?APRENDÊNCIA?, DE ASSMAN QUE NÃO SEPARA O PROCESSO COGNITIVO DO PROCESSO VITAL; E DO CONCEITO DE ORDEM/DESORDEM DE BALANDIER E MORIN E O TRABALHO COM AS INCERTEZAS. OS RESULTADOS INDICARAM QUE A ESPIRITUALIDADE É UM IMPORTANTE ELEMENTO NORTEADOR DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELOS EDUCADORES E QUE A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA PELA ONG É INOVADORA, DEVIDO AO MERGULHO DESSES NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUA, PELA INCORPORAÇÃO DA DESORDEM NO SEU FAZER PEDAGÓGICO E ABERTURA PARA A REALIDADE E AS INCERTEZAS QUE ELA COMPORTA.pt_BR
dc.format.extent1143569 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectPARADIGMA INDICIÁRIOpt_BR
dc.subjectAPRENDÊNCIApt_BR
dc.subjectORDEM/DESORDEMpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleCASA DAS MANGUEIRAS: ESPAÇO DE APRENDÊNCIA NO COTIDIANO DE ADOLESCENTES COM VIVÊNCIA DE RUApt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools