Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1319
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MIRANDA, Orlando Pinto De | pt_BR |
dc.contributor.author | FROTA, Tereza De Lisieux Lopes | pt_BR |
dc.coverage.spatial | RN | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:16Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:16Z | - |
dc.date.issued | 2006 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2006 | pt_BR |
dc.identifier | Doutorado | pt_BR |
dc.identifier | SOCIOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1319 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL ZILA MAMEDE | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO ESTÁ CENTRADO NA VIOLÊNCIA DOS MENINOS INFRATORES QUE SE ENCONTRAM CONFINADOS NO CENTRO EDUCACIONAL - CEDUC/PITIMBU, LOCAL ONDE FOI REALIZADA A PESQUISA DE CAMPO, E AS SIGNIFICAÇÕES IMAGINÁRIAS DA VIOLÊNCIA COMETIDAS E SOFRIDAS POR ELES. COMO O TEMA DA VIOLÊNCIA É BASTANTE AMPLO, AGREGANDO VÁRIOS TIPOS DE MANIFESTAÇÕES, O MERGULHO NA DISCUSSÃO ACERCA DA VIOLÊNCIA E AS REFLEXÕES QUE RECORTAM O TEMÁRIO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS DEIXARAM-ME, NÃO APENAS TRAÇAR O IMAGINÁRIO RELATIVO ÀS PRODUÇÕES QUE PONTUAM ESSE TRABALHO, MAS TAMBÉM TENTAR IDENTIFICAR ATÉ QUE PONTO AS VÁRIAS VISÕES DA CIÊNCIA INSTITUÍRAM UM SABER QUE ACABA LIMITANDO UMA VISÃO MAIS AMPLA E COMPLEXA DAS REDES DA VIOLÊNCIA. O CAMINHO TEÓRICO-METODOLÓGICO ADOTADO NA DISCUSSÃO SOBRE A VIOLÊNCIA, CULTURA, MEDO E CRIMES COMETIDOS PELOS MENINOS CONFINADOS LEVARAM-ME A CONSIDERAR QUE TAIS INTENÇÕES TÊM CONTRIBUÍDO PARA O REFORÇO DE DETERMINADAS SITUAÇÕES LIMITES DENTRO DOS PAVILHÕES. DESSA FORMA, AS DISCUSSÕES AQUI POSTAS VERSAM, DENTRE OUTROS PONTOS, SOBRE O ESPAÇO DA INSTITUIÇÃO, SUAS METAS, ROTINAS E AS PRINCIPAIS EXPRESSÕES DA VIOLÊNCIA CONTIDAS NOS RELATOS COLETADOS. ABORDO AS ORIGENS SÓCIO-CULTURAIS DOS INTERNOS ENFOCANDO OS AMBIENTES DE ONDE VÊM, SUA INSERÇÃO SOCIAL E SEU COTIDIANO. COM TAL BUSCO ANALISAR OS ELEMENTOS DA CULTURA CONSTITUÍDA, OS VALORES, A LEI DO MAIS FORTE, O PODER, A CORAGEM, O MEDO, A ASTÚCIA A SABEDORIA E OS SONHOS. TRABALHO COM A NOÇÃO DE DESTINO, QUE REMETE A INEVITABILIDADE DO CRIME E DA MORTE, BEM COMO A INSTITUIÇÃO NOS ASPECTOS EM QUE ELA REFORÇA A VIOLÊNCIA E OS VALORES CONSIDERADOS NEGATIVOS PELA SOCIEDADE. TUDO ISSO É REALIZADO ATRAVÉS DA DESCRIÇÃO DAS TRAJETÓRIAS DE VIDA EM SUA MAIORIA LIGADAS AOS MAIS DIVERSOS ATOS DE VIOLÊNCIA, SEJA ELA PRATICADA OU SOFRIDA PELOS JOVENS E ADOLESCENTES CONFINADOS NO CEDUC/PITIMBU, E AS DAQUELES COM QUEM MANTIVE CONTATO. | pt_BR |
dc.format.extent | 771427 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE | pt_BR |
dc.subject | VIOLÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | VALORES | pt_BR |
dc.subject | CULTURA | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | ENTRE O PAVILHÃO E O INFERNO : TRAJETÓRIAS DE MENINOS INFRATORES NO CEDUC | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools