Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1317
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorWILLIAMS, Lúcia Cavalcanti De Albuquerquept_BR
dc.contributor.authorPADOVANI, Ricardo Da Costapt_BR
dc.coverage.spatialSPpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:15Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:15Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1317-
dc.descriptionBIBLIOTECA COMUNITÁRIA DA UFSCARpt_BR
dc.description.abstractADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI SEMPRE FIZERAM PRESENÇA EM NOSSA SOCIEDADE. O JOVEM ENVOLVIDO EM ATOS INFRACIONAIS É UM FENÔMENO UNIVERSAL.O OBJETIVO DA PRESENTE PESQUISA CONSISTE EM AVALIAR UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PARA ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI, BASEADO NA PROMOÇÃO DE HABILIDADES DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMA COM VISTAS À CONTRIBUIR PARA UMA MELHORA EM SEU BEM ESTAR PSICOSSOCIAL. O QUE SE ESPERA, EM ÚLTIMA ANÁLISE, É UMA POSSÍVEL DIMINUIÇÃO DOS ATOS INFRACIONAIS EM DECORRÊNCIA DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO. OS QUATRO PARTICIPANTES FAZIAM PARTE DO REGIME DE INTERVENÇÃO PROVISÓRIA DO NAI (NÚCLEO DE ATENDIMENTO INTEGRADO) DA CIDADE DE SÃO CARLOS. OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS PARA AVALIAR O BEM ESTAR FORAM: ENTREVISTA INDIVIDUAL, AUTO-RELATO SEMANAL DOS PARTICIPANTES, ESCALA DE RAIVA, ESCALA DE DEPRESSÃO DE BECK, ESCALA DE AUTO-ESTIMA, ALÉM DE UM QUESTIONÁRIO DE SATISFAÇÃO COM O ATENDIMENTO E MONITORAMENTO DAS INFRAÇÕES. O PROGRAMA DE INTERVENÇÃO CONSISTIU DE 10 SESSÕES, SENDO TRÊS SESSÕES NA FASE DE PRÉ-TESTE E SETE SESSÕES NA FASE DE INTERVENÇÃO PROPRIAMENTE DITA. AS SESSÕES ERAM, GERALMENTE, DIÁRIAS COM DURAÇÃO MÉDIA DE UMA HORA CADA. ALÉM DE TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, AS PRINCIPAIS ESTRATÉGIAS EMPREGADAS NESSA FASE FORAM: TÉCNICAS DE RELAXAMENTO, ANÁLISE DE PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS, ANÁLISE FUNCIONAL DE COMPORTAMENTO IMPULSIVO/AGRESSIVO, TREINO DE CONTROLE DA RAIVA, TREINO DE ASSERTIVIDADE E TIME-OUT. AS ENTREVISTAS FORNECERAM DADOS RISCOS SOBRE OS PERFIS DOS PARTICIPANTES CARACTERIZADOS POR POUCA ESCOLARIDADE, HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA E MÚLTIPLAS INFRAÇÕES. OS RESULTADOS INDICARAM QUE DOIS PARTICIPANTES DIMINUÍRAM OS ESCORES DE RAIVA APÓS A INTERVENÇÃO, A AUTO-ESTIMA MANTEVE-SE ALTA DESDE O INÍCIO E TODOS APRESENTARAM UMA DIMINUIÇÃO NO ESCORE DE DEPRESSÃO. O FOLLOW-UP, FOI REALIZADO APENAS COM DOIS PARTICIPANTES, EVIDENCIANDO A DIFICULDADE DE SE TRABALHAR COM ESSA POPULAÇÃO.pt_BR
dc.format.extent1030512 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOSpt_BR
dc.subjectPROBLEMAS COM ADOLESCENTESpt_BR
dc.subjectINTERVENÇÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleRESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃOpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.01 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools