Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1316
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSILVA, Jorge Gregório Dapt_BR
dc.contributor.authorPEÇANHA, Gecilda Albanopt_BR
dc.coverage.spatialAMpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:15Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:15Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1316-
dc.descriptionBIBLIOTECA SETORIAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASpt_BR
dc.description.abstractO PRESENTE TRABALHO VISA EMPREENDER ESTUDO ACERCA DO ADOLESCENTE INFRATOR, ENQUANTO ALUNO DA ESCOLA ESTADUAL JOSEPHINA DE MELO, TOMANDO COMO BASE FALTA DE INTERESSE E DE ESTÍMULO DESSE PELOS ESTUDOS E A CONSEQÜENTE EVASÃO DA ESCOLA, FATORES ESSES SEGREGADORES QUE IMPOSSIBILITAM O JOVEM A PROJETAR UMA MUDANÇA NA QUALIDADE DE VIDA. NO DECORRER DO ESTUDO É ABORDADA A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DAS POLÍTICAS DE ATENDIMENTO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE NA REALIDADE BRASILEIRA, DISCORRENDO PELO DESCASO DESSA POLÍTICA BASEADA NA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR DE CARÁTER COERCITIVO E DISCRIMINATÓRIO E A FORÇA DA MUDANÇA IMPOSTA POR FORÇA DA PROMULGAÇÃO DA LEI 8.069/90 ? ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ? ECA, COM BASE NA DOUTRINA DA PROTEÇÃO INTEGRAL, GARANTINDO A CRIANÇA E AO ADOLESCENTE OS DIREITOS PREVISTOS NO ART. 4º DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE ? ECA. ANALISA, AINDA A FIGURA DO ADOLESCENTE INFRATOR, SER EM DESENVOLVIMENTO, EMPREENDENDO NA REALIDADE BRASILEIRA, A DICOTOMIA SOBRE A REDUÇÃO DA REPONSABILIZAÇÃO PENAL PARA OS 16 ANOS. DISCORRE SOBRE AS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS, OS REGIMES JURÍDICOS PREVISTOS E A FORMA DE CUMPRIMENTO DAS MESMAS, APÓS A APLICAÇÃO PELO JUDICIÁRIO. REPORTA-SE TAMBÉM, AOS DOMÍNIOS DA ESCOLA ESTADUAL JOSEPHINA DE MELO, FAZENDO REFERÊNCIA AO MODELO ADOTADO DE ENSINO, E O PROCESSO DE INTERAÇÃO ALUNO-PROFESSOR. APRESENTA COMO TÉCNICA DE APREENSÃO DA REALIDADE DE VIDA DOS ALUNOS, O TRABALHO DE GRUPO, QUE PERPASSA O SENTIDO DA AUTO-AJUDA, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS E DA SOLIDARIEDADE ENTRE AS PESSOAS. FAZ UMA SÍNTESE SOBRE O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ? EJA ADOTADO PELA ESCOLA EM EPÍGRAFE, POR SER O MODELO QUE MAIS SE ADEQUA AOS ALUNOS, PELA DESPERIOTIZAÇÃO DESSES E POR SER UM MODELO MODULAR, QUE POSSIBILITA O INGRESSO DO ALUNO A QUALQUER TEMPO DO CALENDÁRIO ESCOLAR. AO SE INCLUIR O ESTUDO, FICA EVIDENCIADO O RESULTADO DA PESQUISA REALIZADA NA REFERIDA ESCOLA, QUE VISA CONHECER A CAUSA QUE LEVA O ADOLESCENTE EM ESTADO DE VULNERABILIDADE PESSOAL E SOCIAL, A EVADIR-SE DA ESCOLA.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONASpt_BR
dc.subjectADOLESTENTESpt_BR
dc.subjectINFRATORpt_BR
dc.subjectEVASÃOpt_BR
dc.subjectESCOLApt_BR
dc.subjectINTEGRAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleO ADOLESCENTE EM SITUAÇÃO PESSOAL E SOCIAL DE RISCO: UM ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA ESTADUAL DO PRIMEIRO SEGMENTO DE ENSINO FUNDAMENTAL NA ZONA CENTRO-OESTE DA CIDADE DE MANAUSpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools