Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1302
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorREGINA, Jesus Eurico Mirandapt_BR
dc.contributor.authorPAES, Paulo Cesar Duartept_BR
dc.coverage.spatialMSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:13Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:13Z-
dc.date.issued1999pt_BR
dc.date.submitted1999pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1302-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRAL DA UFMSpt_BR
dc.description.abstractDEZENAS DE OFICINAS DE ARTE - EDUCAÇÃO FORAM REALIZADAS NOS ÚLTIMOS 16 ANOS, POR UM GRUPO DE EDUCADORES DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL., JUNTO A ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADE SOCIAL OU EM CONFLITO CEM A LEI. ESTA PRÁTICA SISTEMÁTICA NECESSITAVA DE UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA PARA SUBSIDIAR A SUA EXECUÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO EDUCACIONAL DE DUAS OFICINAS DE ARTE - EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SÓCIO - EDUCATIVA DE INTERNAÇÃO, POR TEREM COMETIDO ATOS INFRACIONAIS GRAVES, CONFORME PREVÊ O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. A OFICINA DE TEATRO ACONTECEU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 1993, NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO AVENIDA BANDEIRANTES. UM GRUPO DE APROXIMADAMENTE 20 ALUNOS PARTICIPOU DA OFICINAS DURANTE CINCO MESES E MONTOU UMA PEÇA QUE FOI APRESENTADA NO TEATRO ARACY BALABANIAN E NA PRÓPRIA UNIDADE DE INTERNAÇÃO, COM AMPLA REPERCUSSÃO NA MÍDIA LOCAL. A SEGUNDA OFICINA, DE ARTES PLÁSTICAS, ACONTECEU NA UNIDADE DO BAIRRO LOS ANGELES, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1994. APROXIMADAMENTE 20 ADOLESCENTES PARTICIPARAM DAS OFICINAS E EXPUSERAM SEUS TRABALHOS, NO CENTRO CULTURAL JOSÉ OCTÁVIO GUIZZO E NA PRÓPRIA UNIDADE, COM AMPLA COBERTURA DA MÍDIA LOCAL. AS EXPERIÊNCIAS SÃO AVALIADAS CRITICAMENTE, COM BASE NUMA CONCEPÇÃO SÓCIO - CULTURAL, PRESSUPONDO A CONDIÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI COMO FRUTO DE UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E NÃO COMO UMA PRÁTICA INDIVIDUAL. A FUNÇÃO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DESTES ADOLESCENTES, NESTA PERSPECTIVA, É A DE INTEGRAR O ALUNO QUE PARTICIPE DAS OFICINAS À COMUNIDADE, PROPORCIONANDO A SUA SOCIALIZAÇÃO. ESSA PESQUISA PRETENDE IDENTIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE - EDUCAÇÃO NO PROCESSO SÓCIO - EDUCATIVO DE ADOLESCENTES QUE SE ENCONTRAM EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE POR TEREM ENTRADO EM CONFLITO COM A LEI.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherFUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SULpt_BR
dc.subjectARTESpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectADOLESCÊNCIApt_BR
dc.subjectPRIVAÇÃO DE LIBERDADEpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleARTE - EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIApt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools