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http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1302
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | REGINA, Jesus Eurico Miranda | pt_BR |
dc.contributor.author | PAES, Paulo Cesar Duarte | pt_BR |
dc.coverage.spatial | MS | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:13Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:13Z | - |
dc.date.issued | 1999 | pt_BR |
dc.date.submitted | 1999 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1302 | - |
dc.description | BIBLIOTECA CENTRAL DA UFMS | pt_BR |
dc.description.abstract | DEZENAS DE OFICINAS DE ARTE - EDUCAÇÃO FORAM REALIZADAS NOS ÚLTIMOS 16 ANOS, POR UM GRUPO DE EDUCADORES DE CAMPO GRANDE, MATO GROSSO DO SUL., JUNTO A ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE DIFICULDADE SOCIAL OU EM CONFLITO CEM A LEI. ESTA PRÁTICA SISTEMÁTICA NECESSITAVA DE UMA AVALIAÇÃO TEÓRICA PARA SUBSIDIAR A SUA EXECUÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO PROPORCIONAR UMA REFLEXÃO SOBRE O IMPACTO EDUCACIONAL DE DUAS OFICINAS DE ARTE - EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SÓCIO - EDUCATIVA DE INTERNAÇÃO, POR TEREM COMETIDO ATOS INFRACIONAIS GRAVES, CONFORME PREVÊ O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. A OFICINA DE TEATRO ACONTECEU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 1993, NA UNIDADE DE INTERNAÇÃO DO AVENIDA BANDEIRANTES. UM GRUPO DE APROXIMADAMENTE 20 ALUNOS PARTICIPOU DA OFICINAS DURANTE CINCO MESES E MONTOU UMA PEÇA QUE FOI APRESENTADA NO TEATRO ARACY BALABANIAN E NA PRÓPRIA UNIDADE DE INTERNAÇÃO, COM AMPLA REPERCUSSÃO NA MÍDIA LOCAL. A SEGUNDA OFICINA, DE ARTES PLÁSTICAS, ACONTECEU NA UNIDADE DO BAIRRO LOS ANGELES, NO SEGUNDO SEMESTRE DE 1994. APROXIMADAMENTE 20 ADOLESCENTES PARTICIPARAM DAS OFICINAS E EXPUSERAM SEUS TRABALHOS, NO CENTRO CULTURAL JOSÉ OCTÁVIO GUIZZO E NA PRÓPRIA UNIDADE, COM AMPLA COBERTURA DA MÍDIA LOCAL. AS EXPERIÊNCIAS SÃO AVALIADAS CRITICAMENTE, COM BASE NUMA CONCEPÇÃO SÓCIO - CULTURAL, PRESSUPONDO A CONDIÇÃO DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI COMO FRUTO DE UMA CONSTRUÇÃO HISTÓRICA E NÃO COMO UMA PRÁTICA INDIVIDUAL. A FUNÇÃO DE ARTE NA EDUCAÇÃO DESTES ADOLESCENTES, NESTA PERSPECTIVA, É A DE INTEGRAR O ALUNO QUE PARTICIPE DAS OFICINAS À COMUNIDADE, PROPORCIONANDO A SUA SOCIALIZAÇÃO. ESSA PESQUISA PRETENDE IDENTIFICAR QUAIS AS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE - EDUCAÇÃO NO PROCESSO SÓCIO - EDUCATIVO DE ADOLESCENTES QUE SE ENCONTRAM EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE POR TEREM ENTRADO EM CONFLITO COM A LEI. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL | pt_BR |
dc.subject | ARTES | pt_BR |
dc.subject | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCÊNCIA | pt_BR |
dc.subject | PRIVAÇÃO DE LIBERDADE | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | ARTE - EDUCAÇÃO PARA ADOLESCENTES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
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