Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1295
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOARES, Luiz Eduardo Bento De Melopt_BR
dc.contributor.authorIRMÃO, Nubia Valeria De Limapt_BR
dc.coverage.spatialRJpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:11Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:11Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1295-
dc.descriptionPPCISpt_BR
dc.description.abstractESTE TRABALHO TRATA DE ANALISAR A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CUMPRIMENTO DE MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA EM REGIME DE SEMILIBERDADE CUJO OBJETIVO É A RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAIS. BUSCA COMPREENDER, TAMBÉM, A IMPORTÂNCIA DA OBRIGATORIEDADE DA ESCOLARIZAÇÃO DURANTE O CUMPRIMENTO DESTA MEDIDA. PARA TANTO, BASEAMOS NOSSA ANÁLISE NA OBSERVAÇÃO DA ROTINA DO FUNCIONAMENTO DE UM DOS CRIAM?S DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. ANALISANDO TAMBÉM AS DIVERSAS PARTICULARIDADES DA ENTRADA DESTES ADOLESCENTES NO DEGASE, VISTO QUE, ÀS VEZES, O CRIAM NÃO É A INSTITUIÇÃO ONDE SE INICIA O CUMPRIMENTO DA MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA ? ALGUNS DESTES ADOLESCENTES SÃO ORIUNDOS DE UNIDADES FECHADAS ? INDICANDO, PORTANTO, QUE O REGIME DE SEMILIBERDADE É, ÀS VEZES, O ESPAÇO ONDE SE DÁ A PROGRESSÃO DA MEDIDA. PROPOMOS TAMBÉM ANALISAR DE FORMA MAIS DETALHADA COMO SE DÁ ESTE PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO, IDENTIFICANDO SUAS PARTICULARIDADES E SISTEMATIZANDO OS PRINCIPAIS PROBLEMAS ENFRENTADOS PARA QUE ESTE PROCESSO SE REALIZE EFETIVAMENTE, DE MODO A CUMPRIR SEU OBJETIVO. COM BASE NESTES OBJETIVOS, O TRABALHO APRESENTA UM BREVE HISTÓRICO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E, EM ESPECIAL, SOBRE O SURGIMENTO DAS CATEGORIAS CRIANÇA E ADOLESCENTE COMO SUJEITOS PORTADORES DE DIREITOS E CIDADÃOS EM DESENVOLVIMENTO E DA CATEGORIA DE ?MENOR? INFRATOR. EM SEGUIDA FAZENDO UMA ANÁLISE DAS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO ÂMBITO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PROCURANDO AVALIAR O PROCESSO DE EXCLUSÃO DE GRANDE PARTE DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO ACESSO E PERMANÊNCIA NO SISTEMA ESCOLAR, TRATANDO PREFERENCIALMENTE DAS PARTICULARIDADES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA JOVENS E ADULTOS. POR FIM, DESCREVER O PROCESSO DE INSERÇÃO DESTES ADOLESCENTES QUE CUMPREM MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA NAS ESCOLAS REGULARES, NUMA TENTATIVA DE REFLETIR SOBRE A EFICÁCIA DAS POLÍTICAS IMPLEMENTADAS PARA CUMPRIR OS OBJETIVOS CONSOLIDADOS NO ECA E NA LDB NO QUE DIZ RESPEITO À ESCOLARIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DA ESCOLARIZAÇÃO.pt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIROpt_BR
dc.subjectATO INFRACIONALpt_BR
dc.subjectREINSERÇÃO SOCIALpt_BR
dc.subjectMEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVASpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA: O PAPEL DA ESCOLA REGULAR NA REINSERÇÃO SOCIAL DE ADOLESCENTES AUTORES DE ATOS INFRACIONAISpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools