Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1293
Title: A INFLUÊNCIA DA ECOLOGIA DOS AMBIENTES DE ATENDIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS
Authors: YUNES, Maria Angela Mattar
JULIANO, Maria Cristina Carvalho
Keywords: ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO HUMANO;ECA;CRIANÇA E ADOLESCENTE
Issue Date: 2005
Publisher: FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
Abstract: ESTE ESTUDO TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR COMO SE ESTABELECEM AS RELAÇÕES / INTERAÇÕES ENTRE OS DIFERENTES AMBIENTES DE ATENDIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS E SUA INFLUÊNCIA NA EFETIVAÇÃO DO CARÁTER PROVISÓRIO DA MEDIDA DE ABRIGO. A AMOSTRA FOI COMPOSTA POR DEZESSETE ATORES SOCIAIS REPRESENTANTES DAS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM OS CONTEXTOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES ABRIGADOS: JUIZ, PROMOTOR E UM REPRESENTANTE DA EQUIPE TÉCNICA, QUE ATUAM JUNTO À VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE, UM CONSELHEIRO TUTELAR, UM CONSELHEIRO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, UM TÉCNICO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL SMCAS, DOIS DIRIGENTES, DOIS CUIDADORES E UM REPRESENTANTE DA EQUIPE TÉCNICA DO ABRIGO, UM PROFESSOR, UM PADRINHO AFETIVO, DOIS FAMILIARES, UMA CRIANÇA E UM ADOLESCENTE. OS DADOS QUANTITATIVOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE INSTRUMENTO DE MONITORAMENTO DA SMCAS (AMOSTRAGEM DE MARÇO A NOVEMBRO DE 2004) E OS QUALITATIVOS ATRAVÉS DA ANÁLISE DE UMA ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA PREVIAMENTE ELABORADA. OS RESULTADOS FORAM OBTIDOS ATRAVÉS DE ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA DAS ENTREVISTAS E DA ANÁLISE DE PORCENTAGEM DE FREQÜÊNCIA DOS DADOS COLETADOS NOS DEMAIS DOCUMENTOS. O MODELO TEÓRICO-METODOLÓGICO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DE URIE BRONFENBRENNER POSSIBILITOU A COMPREENSÃO DO FUNCIONAMENTO DAS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS COM O ABRIGAMENTO DE UMA MANEIRA ECOLOGICAMENTE CONTEXTUALIZADA . OS RESULTADOS REVELARAM UM AVANÇO NO TOCANTE ÀS CONCEPÇÕES DOS ATORES SOCIAIS QUANTO À GARANTIA DO DIREITO A CONVIVÊNCIA FAMILIAR, A CENTRALIDADE DA FAMÍLIA BIOLÓGICA, ENQUANTO PERSPECTIVA MAIS ADEQUADA PARA O DESLIGAMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA INSTITUIÇÃO. COMO FATORES QUE INFLUENCIAM A GARANTIA DO CARÁTER PROVISÓRIO DA MEDIDA DE ABRIGO, EMERGIRAM AS SEGUINTES CATEGORIAS ACERCA DOS CONTEXTOS DE DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, A SABER: NO MACROSSISTEMA A AUSÊNCIA DE POLÍTICAS SOCIAIS DEVIDO A LACUNA DEIXADA PELO ESTADO BRASILEIRO POR SUA ADESÃO À POLÍTICA NEOLIBERAL QUE DEIXA UMA DEFASAGEM ENTRE O QUE É ASSEGURADO PELA LEI E A REALIDADE DE DESIGUALDADES PRECONIZADA POR ESTA ESCOLHA. NOS MESO E EXOSSISTEMAS, AS DIFICULDADES DE INTERAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES QUE COMPÕEM ESTES CONTEXTOS SE EXPRESSAM PELOS SEGUINTES ASPECTOS: INEXISTÊNCIA DE UM FLUXO NO SISTEMA DE ABRIGAMENTO, DIFICULDADE DE COMUNICAÇÃO, NÚMERO REDUZIDO E POUCA QUALIFICAÇÃO DOS TRABALHADORES, O NÃO-REORDENAMENTO DAS INSTITUIÇÕES, AS NOVAS DIRETRIZES TRAZIDAS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E PELO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, E AUSÊNCIA DE UMA POLÍTICA MUNICIPAL. E, FINALMENTE, OS PARTICIPANTES APONTARAM QUE O TRABALHO EM REDE DAS ISNTITUIÇÕES ENVOLVIDAS COM O ABRIGAMENTO É UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA DE GARANTIA DO CARÁTER PROVISÓRIO DA MEDIDA E CONSEQÜENTEMENTE UMA FORMA DE PRESERVAR O DIREITO AO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES INSTITUCIONALIZADOS.
Description: BIBLIOTECA CENTRAL DA FURG E BIBLIOTECA SETORIAL DO PPGEA
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1293
Other Identifiers: Mestrado
EDUCAÇÃO
MISTO
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools