Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSOARES, Eliane Veraspt_BR
dc.contributor.authorCAVALCANTI, Valmir Tibúrciopt_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:11Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:11Z-
dc.date.issued2006pt_BR
dc.date.submitted2006pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSOCIOLOGIApt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1292-
dc.descriptionBIBLIOTECA CENTRALpt_BR
dc.description.abstractESTA DISSERTAÇÃO TEM COMO OBJETIVO INTERPRETAR O COTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO SOCIAL QUE SE PROPÕE RESSOCIALIZAR ADOLESCENTES INFRATORES A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE AS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE CONTROLE INSTITUCIONAL E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIA DOS ADOLESCENTES. A HIPÓTESE PRINCIPAL É DE QUE MESMO EM UMA INSTITUIÇÃO AUSTERA COMO A QUE ME REFIRO, QUE GUARDADAS AS PROPORÇÕES ASSEMELHA-SE A UMA PRISÃO, HÁ POSSIBILIDADE DE RESISTÊNCIA. APOIADO NA TEORIA DO COTIDIANO DE MICHEL DE CERTEAU PUDE CONSTATAR QUE AS RELAÇÕES DE PODER NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO DE QUE FALO SÃO AS "FABRICADAS" A PARTIR DO USO DE ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DOS SUJEITOS PESQUISADOS, SEJA POR PARTE DO GRUPO DE CONTROLE - DIREÇÃO E INSTRUTORES EDUCACIONAIS - BEM COMO POR PARTE DO GRUPO CONTROLADO - OS ADOLESCENTES. NA COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, PRIVILEGIEI OS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA QUALITATIVA,K INSPIRADO NOS RECURSOS DA ETNOGRAFIA. AS OBSERVAÇÕES FORAM REALIZADAS TENDO COMO ESCOPO A RELAÇÃO ENTRE A DIREÇÃO DA INSTITUIÇÃO E OS ADOLESCENTES, MAS, SOBRETUDO, A RELAÇÃO ENTRE INSTRUTORES EDUCACIONAIS RESPONSÁVEIS PELO CONTROLE E ADOLESCENTES, POR UM PERÍODO DE SEIS MESES. ANALISAMOS TAMBÉM DOCUMENTOS REFERENTES AO REGIMENTO DISCIPLINAR DA INSTITUIÇÃO BEM COMO A PROPOSTA PEDAGÓGICA QUE NORTEIAM AS AÇÕES. OBSERVEI UMA DISCREPÂNCIA ENTRE O DISCURSO OFICIAL E O QUE EFETIVAMENTER A INSTITUIÇÃO PRATICA EM SEU COTIDIANO. A ANÁLISE DA REALIDADE OBSERVADA APONTOU PARA UMA SÉRIE DE CONCESSÕES RECÍPROCAS NAS RELAÇÕES DE PODER INSTITUCIONAL. NO COTIDIANO DA INSTITUIÇÃO EM QUESTÃO AS RELAÇÕES DE PODER ENTRE AS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS DE CONTROLE E AS TÁTICAS DE RESISTÊNCIAS SÃO "INVENTADAS", FABRICADAS DE DIVERSAS MANEIRAS, CORROBORANDO ASSIM MINHA HIPÓTESE INICIAL E REFUTANDO A IDÉIA DE UM CONTROLE TOTAL, ABSOLUTO.pt_BR
dc.format.extent1694828 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.subjectDELINQUÊNCIA JUVENIL INSTITUCIONALIZADApt_BR
dc.subjectPOLÍTICAS PÚBLICASpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleCONTROLE SOCIAL E RESISTÊNCIA: A FABRICAÇÃO DO COTIDIANO DE UMA INSTITUIÇÃO DISCIPLINAR PARA ADOLESCENTES INFRATORESpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File SizeFormat 
tese.pdf1.66 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools