Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1290
Title: | ESCOLA DOS MENINOS E MENINAS DO PARQUE ? EM BUSCA DE UMA PEDAGOGIA ALTERNATIVA? |
Authors: | CÓRDOVA, Rogério De Andrade SANTOS, Sara Teixeira Dos |
Keywords: | ESCOLA ESPECIALIZADA;ESCOLAS REGULARES;SITUAÇÃO DE RISCO |
Issue Date: | 2004 |
Publisher: | UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA |
Abstract: | A DISSERTAÇÃO ORA APRESENTADA RELATA A EXPERIÊNCIA DE UMA INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL LOCALIZADA EM BRASÍLIA, DISTRITO FEDERAL E ESPECIALIZADA NO ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO PESSOAL E SOCIAL. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI QUALITATIVA, COM O EMPREGO DE OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS, ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DO PLANO DE AÇÃO DO ANO DE 2003. LEITURAS DE PEDAGOGOS COMO ANTON MAKARENKO, PAULO FREIRE, MICHEL LOBROT E ANTONIO CARLOS GOMES DA COSTA NOS AUXILIARAM NA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMPREENDIDAS PELA ESCOLA. COMO RESULTADOS, ENCONTROU-SE, ALÉM DO AUMENTO DA ESCOLARIZAÇÃO E DAS OPORTUNIDADES DE EMPREGO, A MUDANÇA DE ATITUDES DOS EDUCANDOS DIANTE DA VIDA. APESAR DISSO, NOS DEPARAMOS COM UM LOCAL SEM MÉTODOS CLAROS DE TRABALHO, CARENTE DE ORIENTAÇÃO FILOSÓFICA E POLÍTICA. CONCLUIU-SE QUE A PEDAGOGIA ESTUDADA PODE SER CLASSIFICADA COMO ALTERNATIVA, ESSENCIAL PARA A VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES QUE A FREQÜENTAM, MAS COM EXIGÊNCIAS DE APERFEIÇOAMENTO CONSTANTE. |
Description: | BCE |
URI: | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1290 |
Other Identifiers: | Mestrado EDUCAÇÃO MISTO |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools