Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1286
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BARBOSA, Raquel Lazzari Leite | pt_BR |
dc.contributor.author | CAUREL, Ana Lúcia | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:09Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1286 | - |
dc.description | UNESP | pt_BR |
dc.description.abstract | ESTE TRABALHO DA REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA ADOLESCENTES INFRATORES, TRAZENDO UM BREVE HISTÓRICO DO TRATAMENTO INSTITUCIONAL APLICADO AO ADOLESCENTE INFRATOR E A DISCUSSÃO SOBRE ALGUMAS DAS QUESTÕES INSTITUCIONAIS. TRAÇA UM PERFIL DO ADOLESCENTE INFRATOR NO MUNICÍPIO DE BOTUCATU- SP, OBTIDO MEDIANTE A REALIZAÇÃO DE PESQUISA DOCUMENTAL NAS AÇÕES SÓCIOEDUCATIVAS OCORRIDAS NO PERÍODO DE 1999-2000, O QUE POSSIBILITOU UMA VISÃO SOBRE O DISCURSO OFICIAL A RESPEITO DO PROBLEMA DO ADOLESCENTE INFRATOR NAQUELE ESPAÇO GEOGRÁFICO, A PARTIR DE DADOS QUANTITATIVOS SOBRE O FENÔMENO. ABORDA OS ASPECTOS LEGAIS PREVISTOS NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESECENTE E A APLICAÇÃO, NO MUNICÍPIO, DE MEDIDAS SÓCIOEDUCATIVAS, COM DESTAQUE PARA A MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA. ESTA PESQUISA ENFATIZA A SITUAÇÃO ESCOLAR DA POPULAÇ]ÃO, INDICATIVOS DE ELEVADOS ÍNDICES DE EVASÃO, ALÉM DE BAIXA ATRATIVIDADE. ELEMENTOS PRESENTES NO DISCURSO DA POPULAÇÃO PESQUISADA DEMONSTRAM UMA CONCEPÇÃO UTILITÁRIA DA NECESSIDADE DE ESCOLARIZAR-SE, ANTE AS EXIGÊNCIAS DO TRABALHO. A PRÁTICA DO ATO INFRACIONAL ACABA POR DAR ALGUM PRESTIGIO SOCIAL NO GRUPO DE IGUAIS, DEMONSTRANDO DIFERENCIAÇÃO NA ESCALÇA DE VALORES. O TIPO DE ENCAMINHAMENTO LEGAL DADO AO PROBLEMA REFORÇA UM DISCURSO POUCO AUTÊNTICO, MARCADO PELA AFIRMAÇÃO DO ARREPENDIMENTO, A FIM DE OBTER A EXONERAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES ADQUIRIDAS COM A APLICAÇÃO DE MEDIDA SÓCIOEDUCATIVA. A MEDIDA SÓCIOEDUCATIVA É RESPERESENTADA PELOS ADOLESCENTES COMO UMA ESPÉCIE DE ACONSELHAMENTO E PERCEBIDA COMO PUCO EFICAZ. O DISCURSO APRESENTADO NAS SESSÕES DE ACOMPANHAMENTO TENDE A MOLDAR-SE ÀS EXPECTATIVAS DA EQUIPE TÉCNICA. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE PESQUISAS SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS E INSTITUCIONAIS QUE CORRESPONDAM ÀS RENAIS NECESSIDADES DESSA POPULAÇÃO ESPECÍFICA. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - MARILIA | pt_BR |
dc.subject | ADOLESCENTE INFRATOR | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject | ESCOLA | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA ESCOLA PARA O ADOLESCENTE INFRATOR | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools