Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1284
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Maria De Fátima De Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | LIMA, Sandra Carla Pereira De | pt_BR |
dc.coverage.spatial | PE | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:09Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:09Z | - |
dc.date.issued | 2003 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2003 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | SERVIÇO SOCIAL | pt_BR |
dc.identifier | EXCLUSIVO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1284 | - |
dc.description | CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.description.abstract | O ESTUDO EM QUESTÃO ABORDOU A PROBLEMÁTICA DA INFRAÇÃO JUVENIL, NO QUE DIZ RESPEITO AO CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA, PREVISTA NO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ESTA MEDIDA TEM COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO À PRÁTICA INFRACIONAL DOS ADOLESCENTES, A INTERVENÇÃO EM SUA REALIDADE FAMILIAR E COMUNITÁRIA. DIANTE DESTA PERSPECTIVA, DESTACOU-SE A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO ENTRE O SENTIDO LEGAL DA NORMA E OS ELEMENTOS REPRESENTACIONAIS ELABORADOS E COMPARTILHADOS PELOS ADOSCENTES INFRATORES SOBRE A MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA. A PARTIR DESTA REFLEXÃO, O NOSSO OBJETIVO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA PELOS ADOLESCENTES PARA ANALISAR O SEU CONTEÚDO E AS IMPLICAÇÕES DO CONTEXTO NO QUAL ELA FOI OCNSTRUÍDA. NESTESENTIDO, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ENQUANTO TEORIA VOLTADA AO CONHECIMENTO PRÁTICO DA REALIDADE. PARA A SUA OPERACIONALIZAÇÃO FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ANÁLISE DOCUMENTAL, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. FORAM ENTREVISTADOS QUINZE ADOLESCENTES INFRATORES E OS DADOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO SOFTWARE ALCESTE. EM SEUS RESULTADOS, A INVESTIGAÇÃO INDICA PRINCIPALMETE QUE A MEDIDA ENFOCADA É OBJETIVADA PELOS ADOLESCENTES NA PARTICIPAÇÃO EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES OU PROGRAMAS SOCIAIS E NUMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO. O SENTIDO DADO À INFRAÇÃO ANCORA-SE NUM VALOR CULTURAL QUE ASSOCIA INFRAÇÃO À CULPA E PUNIÇÃO. E, POR SUA VEZ, OSENTIDO DADO À PUNIÇÃO REVELA SUA ASSOCIAÇÃO À PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. NESTA PERSPECTIVA, OBSERVOU-SE QUE HÁ UM DISTANCIAMENTO ENTRE A PROPOSTA DA MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA E A SUA INTERPRETAÇÃO EDUCATIVA PARA A INFRAÇÃO, OS ADOELSCENTES APRESENTAM UM ENTENDIMENTO BASEADO NA LÓGICA DA PUNIÇÃO | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO | pt_BR |
dc.subject | INFRAÇÃO | pt_BR |
dc.subject | LIBERDADE ASSISTIDA | pt_BR |
dc.subject | REPRESENTAÇÕES SOCIAIS | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | O BEM E O MAL DA LEI: A LIBERDADE ASSISTIDA SOB A PERSPECITIVA DO ADOLESCENTE | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools