Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1284
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSANTOS, Maria De Fátima De Souzapt_BR
dc.contributor.authorLIMA, Sandra Carla Pereira Dept_BR
dc.coverage.spatialPEpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:09Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:09Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierSERVIÇO SOCIALpt_BR
dc.identifierEXCLUSIVOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1284-
dc.descriptionCENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.description.abstractO ESTUDO EM QUESTÃO ABORDOU A PROBLEMÁTICA DA INFRAÇÃO JUVENIL, NO QUE DIZ RESPEITO AO CUMPRIMENTO DA MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA, PREVISTA NO PROGRAMA DE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. ESTA MEDIDA TEM COMO PROPOSTA DE ENFRENTAMENTO À PRÁTICA INFRACIONAL DOS ADOLESCENTES, A INTERVENÇÃO EM SUA REALIDADE FAMILIAR E COMUNITÁRIA. DIANTE DESTA PERSPECTIVA, DESTACOU-SE A NECESSIDADE DE UMA REFLEXÃO ENTRE O SENTIDO LEGAL DA NORMA E OS ELEMENTOS REPRESENTACIONAIS ELABORADOS E COMPARTILHADOS PELOS ADOSCENTES INFRATORES SOBRE A MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA. A PARTIR DESTA REFLEXÃO, O NOSSO OBJETIVO CONSISTIU EM IDENTIFICAR AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE A MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA PELOS ADOLESCENTES PARA ANALISAR O SEU CONTEÚDO E AS IMPLICAÇÕES DO CONTEXTO NO QUAL ELA FOI OCNSTRUÍDA. NESTESENTIDO, O ESTUDO FOI DESENVOLVIDO COM BASE NA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. ENQUANTO TEORIA VOLTADA AO CONHECIMENTO PRÁTICO DA REALIDADE. PARA A SUA OPERACIONALIZAÇÃO FOI UTILIZADO O MÉTODO DE ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ANÁLISE DOCUMENTAL, A OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS. FORAM ENTREVISTADOS QUINZE ADOLESCENTES INFRATORES E OS DADOS FORAM ANALISADOS ATRAVÉS DO SOFTWARE ALCESTE. EM SEUS RESULTADOS, A INVESTIGAÇÃO INDICA PRINCIPALMETE QUE A MEDIDA ENFOCADA É OBJETIVADA PELOS ADOLESCENTES NA PARTICIPAÇÃO EM CURSOS PROFISSIONALIZANTES OU PROGRAMAS SOCIAIS E NUMA OPORTUNIDADE DE TRABALHO. O SENTIDO DADO À INFRAÇÃO ANCORA-SE NUM VALOR CULTURAL QUE ASSOCIA INFRAÇÃO À CULPA E PUNIÇÃO. E, POR SUA VEZ, OSENTIDO DADO À PUNIÇÃO REVELA SUA ASSOCIAÇÃO À PRIVAÇÃO DE LIBERDADE. NESTA PERSPECTIVA, OBSERVOU-SE QUE HÁ UM DISTANCIAMENTO ENTRE A PROPOSTA DA MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA E A SUA INTERPRETAÇÃO EDUCATIVA PARA A INFRAÇÃO, OS ADOELSCENTES APRESENTAM UM ENTENDIMENTO BASEADO NA LÓGICA DA PUNIÇÃOpt_BR
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.subjectINFRAÇÃOpt_BR
dc.subjectLIBERDADE ASSISTIDApt_BR
dc.subjectREPRESENTAÇÕES SOCIAISpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a leipt_BR
dc.titleO BEM E O MAL DA LEI: A LIBERDADE ASSISTIDA SOB A PERSPECITIVA DO ADOLESCENTEpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools