Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/123456789/1279
Título: MEDIANDO UMA CULTURA DA NÃO-VIOLÊNCIA:A MUNICIPALIZAÇÃO DA MEDIDA DE LIBERDADE ASSISTIDA NA INTEGRAÇÃO SOCIAL DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI
Autor(es): RAIZER, Eugênia Célia
DUQUE, Sidneia Bento
Palavras-chave: ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI;VIOLÊNCIA;MEDIAÇÃO
Data do documento: 2006
Editor: UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Resumo: ESTUDO DE CASO EXPLORATÓRIO QUE BUSCA ANALISAR AS MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS DE LIBERDADE ASSISTIDA DE ATENDIMENTO AO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI DESENVOLVIDAS NO MUNICÍPIO DE COLATINA/ES. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A PERCEPÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI DA MEDIDA SÓCIO-EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA, TENDO EM VISTA OS VALORES QUE ELE DESTACA COMO IMPORTANTES NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO SOCIAL. OS VALORES DEVERIAM SER PROPICIADORES DA MEDIAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CULTURA DA NÃO-VIOLÊNCIA. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS COM 15 (QUINZE) ADOLESCENTES QUE PARTICIPARAM DO PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA/ES DURANTE O ANO DE 2005. FOI REMETIDO QUESTIONÁRIO PARA A EQUIPE TÉCNICA DO PROGRAMA, ALÉM DE GRUPO FOCAL COM OS FAMILIARES PARA CORROBORAR COM AS INFORMAÇÕES FORNECIDAS. A ABORDAGEM FOI QUANTI-QUALITATIVA E A TÉCNICA DE ANÁLISE DOS DADOS UTILIZADA FOI A ANÁLISE DE CONTEÚDO. SEGUNDO A PERCEPÇÃO DOS ADOLESCENTES, O PROGRAMA CONSEGUIU DESTACAR OS VALORES DE FAMÍLIA E CULTURA. O PROGRAMA FOI CONSIDERADO RELEVANTE EM RELAÇÃO ÀS QUALIFICAÇÕES PROFISSIONAIS, MAS DEFICITÁRIO NA INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO. A CIDADANIA E A EDUCAÇÃO COMO QUESTÃO POLÍTICA É AINDA INSUFICIENTE, ATÉ PORQUE A REDUÇÃO DO ESTADO CONDUZ AS SOLUÇÕES INDIVIDUAIS PARA SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES SOCIAIS. O PROGRAMA DE LA APARECE COMO UMA TENTATIVA DE ARTICULAR AS ALIANÇAS SOCIAIS EM TORNO DA PROBLEMÁTICA QUE ENVOLVE O ADOLESCENTE EM CONFLITO COM LEI. A EXPERIÊNCIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE COLATINA/ES DEMOSNTRA SER REAPLICÁVEL EM OUTRAS REALIDADES, POIS TRABALHA COM ELEMENTOS UNIVERSALIZANTES SEM ESQUECER AS ESPECIFICIDADES DA REALIDADE LOCAL.
Descrição: UFES
URI: http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1279
Outros identificadores: Mestrado
SERVIÇO SOCIAL
EXCLUSIVO
Aparece nas coleções:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador