Please use this identifier to cite or link to this item:
http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1272
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARRARA, Kester | pt_BR |
dc.contributor.author | SALIBA, Maurício Gonçalves | pt_BR |
dc.coverage.spatial | SP | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2009-03-14T18:24:07Z | - |
dc.date.available | 2009-03-14T18:24:07Z | - |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.date.submitted | 2002 | pt_BR |
dc.identifier | Mestrado | pt_BR |
dc.identifier | EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.identifier | MISTO | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1272 | - |
dc.description | FFC-MARÍLIA | pt_BR |
dc.description.abstract | A DISSERTAÇÃO TEM POR OBJETIVO DESVENDAR AS PRÁTICAS JUDICIAIS DE CONTROLE DA CRIMINALIDADE INFANTIL, FUNDAMENTADA NOS PRESSUPOSTOS EDUCATIVOS DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE-ECA. AS FONTES DE DADOS DESTA DISSERTAÇÃO FORAM OS PROCESSOS DE EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS DE LIBERDADE ASSISTIDA DO ANO DE 1992, DA VARA DA INFÂNCIA E DA JUVENTUDE DA COMARCA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO, ESTADO DE SÃO PAULO. ATRAVÉS DELES PODE-SE VERIFICAR QUE AS PRÁTICAS DO PODER JUDICIÁRIO CONTRA OS ADOLESCENTES INFRATORES EM LIBERDADE NÃO PROMOVEM A AÇÃO EDUCATIVA PRESENTE NO DISCURSO OFICIAL E NO PRÓPRIO ESTATUTO: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E SUPERAÇÃO DA EXCLUSÃO; MAS, PELO CONTRÁRIO, DISSIMULADOS PELO CARÁTER EDUCATIVO E TERAPÊUTICO DE SUAS AÇÕES, QUE PROPORCIONAM A COERÇÃO NECESSÁRIA PARA EVITAR E INIBIR QUALQUER REAÇÃO, TÊM COMO ESTRATÉGIA A VIGILÂNCIA DO INFRATOR E DE SUA FAMÍLIA E A NORMALIZAÇÃO DE SEU COMPORTAMENTO. EXECUTADA PELOS SEUS TÉCNICOS (PSICÓLOGOS, ASSISTENTES SOCIAIS E EDUCADORES), PENETRAM, SEM RESISTÊNCIA, NA PRIVACIDADE FAMILIAR E NA INTIMIDADE DE SEUS MEMBROS, PROMOVENDO UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NORMATIVA, CUJA ESTRATÉGIA É NORMALIZAR O COMPORTAMENTO DO ADOLESCENTE INFRATOR, TORNANDO-O DÓCIL E ÚTIL À ORDEM SOCIAL CAPITALISTA E VIGIA-LOS. DESSA FORMA, O ESCOPO EDUCATIVO DO ECA TEM POR FINALIDADE CAMUFLAR A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA JUDICIAL DE NORMALIZAÇÃO COERCITIVA DO COMPORTAMENTO DOS ADOLESCENTES INFRATORES E A VIGILÂNCIA CONSTANTE, QUE SE EXPRESSAM ATRAVÉS DO EXAME INDIVIDUAL. | pt_BR |
dc.format.extent | 1048576 bytes | - |
dc.format.mimetype | application/pdf | - |
dc.language.iso | pt_BR | - |
dc.publisher | UNESP - MARÍLIA | pt_BR |
dc.subject | CRIMINALIDADE INFANTIL | pt_BR |
dc.subject | MENOR INFRATOR | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIAL | pt_BR |
dc.subject.other | ADOLESCENTES - Adolescentes em conflito com a lei | pt_BR |
dc.title | PROCESSO JUDICIAL DE NORMALIZAÇÃO: CIDADANIA OU CONTROLE COERCITIVO DE COMPORTAMENTO? | pt_BR |
Appears in Collections: | Adolescentes em Processo de Exclusão Social |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.
Admin Tools