Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdae.org.br/jspui/handle/123456789/1270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSTRECK, Danilo Romeupt_BR
dc.contributor.authorKRIESANG, Vanderleipt_BR
dc.coverage.spatialRSpt_BR
dc.date.accessioned2009-03-14T18:24:07Z-
dc.date.available2009-03-14T18:24:07Z-
dc.date.issued2003pt_BR
dc.date.submitted2003pt_BR
dc.identifierMestradopt_BR
dc.identifierEDUCAÇÃOpt_BR
dc.identifierMISTOpt_BR
dc.identifier.urihttp://www.bdae.org.br/dspace/handle/123456789/1270-
dc.descriptionUNISINOSpt_BR
dc.description.abstractESTE ESTUDO INVESTIGA AS CONTRIBUIÇÕES DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA CONSTRUÇÃO E RESGATE DA CIDADANIA PARTICIPATIVA E SOLIDÁRIA EM UM PROJETO SÓCIO-EDUCATIVO COM JOVENS ENTRE 14 E 18 ANOS. O PROJETO CULTIVANDO AS FLORES DA ADOLESCÊNCIA EM IVOTI - PCFAI É ESTE LUGAR, ONDE, DENTRO DE UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA CRÍTICO-INTERPRETATIVA DE CARÁTER HERMENÊUTICO, SE APRESENTA O ENTRELAÇAMENTO DA HISTÓRIA DO PROJETO COM SUA PROPOSTA, COM SEUS INTERLOCUTORES E SEUS LUGARES. O HIPERTEXTO DÁ A FORMA ENEDIMENSIONAL A ESTE TEXTO. OS INTERLOCUTORES DESTA AÇÃO SÃO OS SUJEITOS QUE VIVEM ESTE PROCESSO NA PRÁTICA. JOVENS E EDUCADORES ENTRELAÇAM OS SABERES DO CULTIVO DE PLANTAS ORNAMENTAIS, DAS NOVAS TECNOLOGIAS, DA INTELIGÊNCIA E DA CONVIVÊNCIA PARTICIPATIVA E SOLIDÁRIA. O APORTE TEÓRICO DE UMA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO HUMANIZADORA E PROBLEMATIZADORA DA REALIDADE SOCIAL MEDEIA A PRÓPRIA SISTEMATIZAÇÃO DA PESQUISA ENQUANTO DÁ O MATIZ DESTA REALIDADE VIVENCIADA. NUMA INTERAÇÃO DIALOGADA, PROBLEMATIZA-SE A REALIDADE NA BUSCA POR UM NOVO TEMPO NUM MUNDO ONDE CAIBAM TODOS; UM MUNDO ONDE AS NOVAS TECNOLOGIAS DA INTELIGÊNCIA E DO CONHECIMENTO SE INTER-RELACIONAM COM O CULTIVO DA TERRA E DOS SABERES DELE ADVINDOS. UMA EDUCAÇÃO QUE TEM NA INFORMÁTICA EDUCATIVA, NA ROBÓTICA EDUCACIONAL E NO CULTIVO DE PLANTAS ORNAMENTAIS SEU OBJETO DE PROMOÇÃO DA VIDA, TRAZ NO BOJO OS VALORES SÓCIO-CULTURAIS, A CRÍTICA À EDUCAÇÃO BANCÁRIA E ENTRETECE OS NÓS DA COMPLEXA TEIA DE RELAÇÕES DA REALIDADE SOCIAL. AS DESCOBERTAS ADVINDAS DO OLHAR QUE SE LANÇOU SOBRE AS AÇÕES E OS MOVIMENTOS DO PROJETO CULTIVANDO AS FLORES DA ADOLESCÊNCIA EM IVOTI, DESVELAM CONTRIBUIÇÕES NO RESGATE DA AUTO-ESTIMA, NO FOMENTO À INVENTIVIDADE, NA RELAÇÃO ENEDIMENSIONAL COM O CONHECIMENTO E NA EDUCAÇÃO DA SOLIDARIEDADE. A VULNERABILIDADE SOCIAL A QUE OS JOVENS ESTÃO EXPOSTOS PERDE FORÇAS E DÁ LUGAR À AUTONOMIA E À CIDADANIA NO PCFAI.pt_BR
dc.format.extent1059456 bytes-
dc.format.mimetypeapplication/pdf-
dc.language.isopt_BR-
dc.publisherUNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSpt_BR
dc.subjectINFORMÁTICA-EDUCAÇÃOpt_BR
dc.subjectEDUCAÇÃO-CIDADANIA-JOVENSpt_BR
dc.subjectINCLUSÃO DIGITALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES EM PROCESSO DE EXCLUSÃO SOCIALpt_BR
dc.subject.otherADOLESCENTES - programas, ações para adolescentes pobrespt_BR
dc.titleINFORMÁTICA EDUCATIVA: CONSTRUÇÃO E RESGATE DE ESPAÇOS SOCIAIS POR E PARA JOVENSpt_BR
Appears in Collections:Adolescentes em Processo de Exclusão Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tese.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.

Admin Tools